A Nokia tem a sua oferta de smartphones associada ao programa Android One. Assim, garante aos consumidores uma experiência de Android Puro e dois anos de grandes atualizações ao sistema operativo. Nesta fase, segundo a calendarização da HMD Global, já deviam estar atualizados pelo menos 9 modelos, no entanto, há vários atrasos e os prazos tiveram que ser revistos.
Se tem um smartphone Nokia, saiba quando poderá receber finalmente o Android 11.
Nos primeiros anos de Nokia sob a alçada da HMD Global, o objetivo de oferecer smartphones a preços mais acessíveis e com atualizações garantidas foi cumprido. Contudo, com o alagar da oferta, os prazos têm vindo a ser alargados e com o Android 11 a situação agravou-se.
Android 11 com atrasos na Nokia
O cronograma lançado em outubro passado revelava que até ao início de 2021 iriam ser atualizados quatro modelos e os restantes receberiam a esperada atualização nos primeiros seis meses do ano.
O Nokia 8.3 5G, por exemplo, deveria ter recebido a versão 11 logo no final de 2020, no entanto, esta só chegou em fevereiro de 2021. Além disso, a maioria da programação foi adiada.
No segundo trimestre do ano, a Nokia deverá ter atualizados 13 modelos, no entanto, os Nokia 6.2, 7.2 e 9 Pureview, só deverão ver as novidades do novo Android a chegar no terceiro trimestre, numa altura em que a Google já deverá ter o seu Android 12 pronto a chegar ao mercado.
Este é o novo cronograma da HMD Global para os seus smartphones:
1º Trimestre:
- Nokia 8.3 5G
- Nokia 3.2
- Nokia 4.2
- Nokia 8.1
- Nokia 2.2
- Nokia 2.3
2º Trimestre:
- Nokia 3.4
- Nokia 5.3
- Nokia 5.4
- Nokia 1 Plus
- Nokia 1.3
- Nokia 1.4
- Nokia 2.4
2º Trimestre:
- Nokia 6.2
- Nokia 7.2
- Nokia 9 Pureview
Não são conhecidas as motivações para esta alteração da calendarização. No entanto, pode estar relacionada com o facto de não controlar a produção completa dos seus smartphones, uma vez são produzidos por terceiros.