A Huawei, uma das marcas que mais tem investido na tecnologia de carregamento rápido, mostrou em 2015 uma forma de carregar o smartphone até aos 48% em apenas 5 minutos.
Será o MWC, no próximo mês de fevereiro, o palco para a apresentação de uma versão final desta tecnologia?
Nos dias que correm, grandes são as saudades do tempo em que os telemóveis tinham autonomias superiores a uma semana, permitindo uma utilização descansada sem haver uma necessidade constante de carregar a bateria.
Embora a tecnologia no geral avance a passos largos, as baterias são um dos componentes que menos evolução têm registado. Para fazer frente aos consumos cada vez maiores dos smartphones, as baterias têm aumentado de capacidade e o tempo de carga tem diminuído.
Para diminuir o tempo em que as baterias carregam, marcas como a OnePlus, Huawei, Qualcomm e Apple têm apostado em tecnologias de carregamento rápido, fazendo com que um pequeno tempo ligado à corrente ofereça um longo período de utilização.
A Huawei poderá agora ultrapassar a concorrência nesta tecnologia, podendo estar a preparar o lançamento para o mercado de uma nova tecnologia.
Smartphones Huawei poderão carregar a bateria até aos 48% em 5 minutos
Esta tecnologia de carregamento rápido já não é nova, tendo sido exibida num vídeo da Huawei Watt Lab em 2015. Nessa altura era ainda um protótipo, mas já permitia carregar uma bateria de 3000 mAh dos 0 aos 48% em apenas 5 minutos.
Para isso, a Huawei teria introduzido uma alteração na estrutura molecular dos materiais utilizados, assim como um aumento no número de conectores, que permitia aumentar o tempo de carregamento sem diminuir o tempo de vida da bateria. No entanto, este carregamento teria de ser feito externamente, obrigando a utilização de uma bateria removível.
Algum tempo se passou e nunca mais se ouviu falar desta tecnologia até agora. Passado mais de dois anos, a Huawei partilhou no seu canal de Youtube o vídeo gravado em 2015, referindo-a como um novo método de carregamento das baterias, 10 vezes mais rápido que o processo atual.
Com a MWC em Barcelona a aproximar, esta é uma altura bastante sugestiva para relançar este vídeo, levando a crer que iremos ter novidades muito em breve. Embora ainda não se saiba que novidades irão ser apresentadas pela Huawei neste evento, esta poderá ser uma das novidades que a Huawei tem para lançar, restando saber se já conseguem encaixar esta tecnologia dentro de um smartphone ou se ainda é necessário um carregamento externo.