A decisão de criar o HarmonyOS veio de todos os problemas que a Huawei tem enfrentado. A marca já o tinha em preparação, mas acabou por ter de acelerar este processo para conseguir ter uma proposta para qualquer smartphone.
Apesar de pronto, a Huawei acabou por não o colocar ainda nos seus telefones, optando pelo Android. Rumores recentes dão agora conta de uma provável novidade. A marca poderá em breve ter o HarmonyOS e o Android presente nos seus equipamentos.
A Huawei poderá ter uma novidade em breve
Mesmo depois de ter apresentado o seu sistema operativo próprio, a Huawei acabou por não o usar no Mate 30. Esperava-se este movimento devido aos problemas que impedem a utilização dos serviços da Google.
Provavelmente a marca está a melhorar a sua prestação e todos os componentes, tendo apenas colocado em utilização na sua TV. No futuro terá, acima de tudo, uma utilização alargada e será o centro de todo um ecossistema que agora começa a tomar forma.
HarmonyOS e Android ao mesmo tempo no smartphone
Rumores revelados dão agora conta de uma possível novidade. Em breve qualquer smartphone da Huawei poderá passar a ter presentes 2 sistemas operativos. Contará assim com o HarmonyOS e o Android, em dual boot e à escolha do utilizador.
A razão poderá ir muito mais longe que as atuais limitações no acesso aos serviços da Google. Estará associada a limitações que a Google colocou no Android 10 e nas alterações que a EMUI poderá ter. Assim, a Huawei poderá ter as suas novidades, ao mesmo tempo que dá o Android mais puro aos utilizadores.
A Google poderá ser a culpada deste cenário
Por agora, e segundo as fontes internas da empresa, os testes terão começado. Estes vão avaliar a viabilidade de ter estes 2 sistemas presentes e, ao mesmo tempo, definir quais os equipamentos que vão poder receber este novo cenário de dois sistemas operativos.
Esta não será a primeira vez que uma marca tenta este cenário. Até agora os resultados não foram positivos na sua maioria. A Huawei poderá ter outros argumentos e conseguir ter o HarmonyOS e o Android a coexistir de forma pacífica no mesmo smartphone.