É recorrente a apresentação de dados sobre a migração de utilizadores entre os sistemas operativos móveis Android e iOS. Estes reforçam, por norma, a qualidades destes sistemas e dos equipamentos onde estão presentes.
Mas, a verdade é que pode estar a dar-se uma mudança no campo dos sistemas móveis. Os utilizadores dos smartphones estão a ficar cada vez mais fiéis às suas escolhas originais.
É normal haver migrações de utilizadores entre sistemas operativos móveis sempre que surgem novidades de monta. Estas mostram a vontade dos utilizadores de terem acesso às melhores propostas.
Os utilizadores do iOS e do Android estão mais fieis
Mas uma nova análise da CIRP (Consumer Intelligence Research Partners) veio mostrar que estas migrações podem estar a abrandar. Os utilizadores parecem estar a manter-se fiéis às suas escolhas neste campo.
Os dados são claros e revelam que 92% dos donos de smartphones Android escolheram um aparelho Android novamente. No caso do iOS, este valor é ligeiramente mais baixo e ficou na casa dos 91%. Ambos os valores são inegavelmente muito elevados.
A CIRP revelou que a lealdade entre os utilizadores do Android e o iOS aumentou de forma estável. Estes valores atingiram também os números mais elevados de que há registo num trimestre de final de ano.
Uma evolução natural no mercado dos smartphones?
Esta é uma altura de natural troca de equipamentos e um momento em que algumas novidades chegam ao mercado. Este é o caso da Apple e da chegada do iPhone, tal como aconteceu este ano. A época das festas também motivaria esta migração.
Não havendo uma razão declarada, a CIRP associa esta estabilidade principalmente à necessidade de reaprender a usar um novo sistema. Ao mesmo tempo, a qualidade dos equipamentos leva também a que estes sejam mais duradouros. Ambas as causas podem estar a refletir-se nestes números agora apresentados.