Pplware

Segunda versão do Android 15 lançada pela Google e traz comunicação por satélite

Apesar de não estar a ter muita visibilidade, o Android 15 continua a ser desenvolvido pela Google a um ritmo acelerado. A gigante das pesquisas tem um calendário bem definido e quer começar em breve a mostrar o que prepara. Agora revelou a segunda versão do Android 15 e nas muitas novidades surge finalmente a comunicação por satélite.


Foi há pouco mais de 1 mês que a Google revelou o Android 15. A primeira versão, dedicada aos programadores, mostrou de imediato que esta nova versão iria chegar recheada de novidades e promete mudar muito do que é já oferecido aos utilizadores em várias áreas.

Os planos estão definidos, de forma bem clara e querem trazer a primeira versão pública já em meados de abril. Essa deverá ser uma versão acessível aos utilizadores finais, que vão assim poder experimentar as novidades num ambiente mais estável e mais próximos do que será o resultado final.

Entretanto, e seguindo os planos da Google, chegou a segunda developer preview, com mais novidades. Esta melhora o que já antes tinha sido revelado, preparando ainda espaço para muitas novidades que vão surgir até à versão final do Android 15.

Uma das grandes novidades desta versão é a chegada da comunicação por satélite ao sistema da Google. Esta é uma funcionalidade que tinha já sido detetada, mas que agora está acessível de forma oficial, ainda que num cenário de testes limitados e controlados.

O Android 15 continua a ampliar o suporte à conectividade via satélite e inclui alguns elementos da interface para garantir uma experiência consistente. As apps podem usar uma API para detetar quando um dispositivo está ligado a um satélite. Além disso, oferece suporte a apps de SMS e MMS, bem como apps RCS pré-carregadas para usar a comunicação satélite para enviar e receber mensagens.

Resta assim esperar por abril para vermos a chegada da primeira versão beta do Android 15. A Google irá depois continuar os desenvolvimentos para em agosto atingir a estabilidade desejada, para pouco depois lançar para os Pixel e para os fabricantes a versão final deste seu sistema operativo.

Exit mobile version