A preparação da próxima versão do Android está a correr de forma rápida. Há pouco mais de 1 mês surgiu a primeira versão e agora a Google lançou a segunda versão de testes.
Esta segue a mesma linha e apresenta agora algumas novidades, entre elas as Bubbles e o suporte para ecrãs dobráveis.
Por enquanto o Android Q ainda está limitado aos equipamentos da Google. Em especial os Pixel podem testar esta nova versão e descobrir problemas nas implementações feitas. A Google prometeu várias versões até à chegada da mais estável de todas, na I/O deste ano.
Bubbles, a próxima novidade do Android Q
Nesta nova versão de testes, podemos encontrar algumas novidades, que mais tarde vão ficar na versão final e ser disponibilizadas para todos. A primeira delas é o Bubbles, que permite sobrepor janelas, tipicamente de notificações, sobre as restantes aplicações.
Estas podem ser usadas de imediato, não perdendo a execução das apps e permitindo que sejam de interação imediata. Na verdade, o Bubbles é já bem conhecido dos utilizadores do Android. Surgiu pelas mãos do Facebook, em 2013, com o nome Chat Heads.
Outra novidade presente nesta segunda versão do Android Q é o suporte para ecrãs dobráveis. Esta já tinha sido anunciada, mas agora chegou finalmente para ser usada. Uma vez que não existem smarthones com este suporte, para já este suporte ficando no emulador do Android.
Há que contar também com novos gestos, que permitem agora um maior controlo do acesso às apps. Há gestos novos, como o swipe na zona inferior. Isto permite o acesso direto às app que estão a correr em background.
A Google vai continuar a desenvolver o Android Q nos mesmos moldes. Espera-se a primeira versão estável na I/O e uns meses depois, em agosto ou setembro deve sair a esperada versão final deste sistema operativo.