Durante uma conversa de café, um colega meu referia que tinha de ir catalogar cerca de 100 PC’s para enviar para o departamento que faz a gestão do património. Inicialmente achei que ele ia ter ali umas boas horas de trabalho e lembrei-me que nestes casos a tecnologia RFID facilitaria em muito o trabalho.
Como os equipamentos a catalogar apenas tinham código de barras, nada melhor que uma aplicação que faça scanner dos códigos e os mantenha numa base de dados. Para esse propósito vamos conhecer a app SCANPET .
SCANPET é um scanner de código de barras que, através da câmera do seu telefone permite registar os códigos de barras dos equipamentos. Esta aplicação adapta-se a muitas situações, como por exemplo o scanner de artigos para inventário e controlo de stock, gestão de musica, registo de entradas/saídas, etc, etc.
Depois da captura do código de barras, o utilizador poder facilmente definir a informação para um determinado produto. Caso efectue o scanner de um produto igual, a aplicação tem a capacidade de apresentar de imediato a informação relativa ao produto, podendo o utilizador inclusive adicionar mais campos.
Atualmente SCANPET lê os seguintes formatos:
- UPC-A e UPC-E
- EAN-8 e EAN-13
- Código 39
- Código 93
- Código 128
- QR Code
- ITF
- Codabar
- RSS-14
Uma das características interessantes desta aplicação, é a possiblidade de exportar e enviar via e-mail o ficheiro com registos no formado .xls (excel).
A aplicação está disponível gratuitamente no Google Play e é muito simples de trabalhar com a mesma. Existe no entanto uma versão paga que não tem publicidade, permite mover a aplicação para o cartão e verifica se existem actualizações. Para quem tem de fazer inventários e tem um Android…aqui está uma ferramenta interessante…para trabalhar !