O CEO da Samsung, JK Shin, parece definitivamente ter apontado armas à concorrente Microsoft. Nos últimos temos, as suas intervenções têm levado à critica da estratégia adoptada pela Microsoft, assim como a fiabilidade de alguns dos produtos da empresa de Redmond. De relembrar uma das ultima declarações onde JK Shin referia que o Windows 8 não é melhor que o Windows Vista e que o novo sistema operativo da Microsoft não tem obtido sucesso no que se refere a aumentar o mercado do segmento dos PC’s.
Durante a apresentação do novo Samsung Galaxy 4, que decorreu no passado dia 14 de Março em Nova Iorque, JK Shin, em entrevista ao The Wall Street Journal voltou a “atacar” referindo que o Windows vende pouco e que os utilizadores estão virados para o Android.
A pergunta lançada pelo colaborador ao The Wall Street Journal a JK Shin não podia ser mais clara: O trabalho conjunto com a Nokia e a Microsoft abalaram de certa forma o relacionamento com a Samsung? E resposta o CEO da Samsung referiu que e passo a citar “Smartphones e tablets que têm como base o sistema operativo Windows não estão a vender muito bem. Há uma preferência claro no mercado para o Android. Na Europa, também estamos a assistir à demanda, sem brilho, para produtos com o Windows”.
WSJ: What about your relationship with Microsoft? Has it changed after began to work more closely with Microsoft on Windows devices?
Mr. Shin: Smartphones and tablets based on Microsoft’s Windows operating system aren’t selling very well. There is a preference in the market for Android. In Europe, we’re also seeing lackluster demand for Windows-based products.
JK Shin referiu ainda que a aposta no Android é para continuar e que existem boas relações com a Google. Quando questionado sobre a continuidade do sistema operativo BADA, JK Shin referiu que neste momento a Samsung está em processo de fusão do BADA com o Tizen (SO Open Source, desenvolvido pela Samsung e Intel Corp. O primeiro equipamento da Samsung com Tizen chegará ao mercado no terceiro trimestre deste ano.
Quando a questão foi “processos de patentes com a Apple”, JK Shin fugiu à questão e salientou que o Galaxy S IV tem características únicas e que durante o processo de construção do equipamento foram apresentadas mais de 120 patentes, relacionadas com a interface com o utilizador e software. JK Shin afirmou também que foram contratados engenheiros da India, Russia, Chine e Europa para desenvolver características únicas internamente.