Pplware

Samsung surpreende com 7 novos smartphones para a linha Galaxy A

A promessa já pairava no ar desde o início do ano. Porém, foi só quando a atual líder de mercado anunciou o fim da linha Galaxy J que nos inteiramos da dimensão dos seus planos. Agora, somos brindados com 7 novos smartphones Android e um incrível Samsung Galaxy A80, com câmara tripla e ecrã realmente completo.

Todos os novos smartphones Android foram apresentados hoje (10) ao mesmo tempo, no evento da Samsung.


Assim, estamos perante um leque de novos smartphones Android que se inserem no segmento de gama média e gama média/alta. Os seus preços variam entre o equivalente a 123 dólares ou 110 euros, até aos 650 euros ou 700 dólares na Europa. Nesse sentido, temos uma solução para cada consumidor, bem como para cada bolso.

São 7 os novos smartphones Android da Samsung

A tecnológica sul-coreana deu a entender que será com esta nova gama de produtos que manterá a liderança do mercado. Afirmações de confiança nos seus produtos, bem como um reflexo dos hábitos dos consumidores no mercado mobile. Algo que ressoou durante a sua apresentação de produtos em Bangkok.

Cada um com os seus méritos e virtudes, cada qual com as suas cores e caraterísticas. Portanto, temos necessariamente que os dar a conhecer e vamos começar pelo mais económico. Assim sendo, temos perante nós o modesto Samsung Galaxy A10, um dispositivo de entrada, não desprovido de cor ou elegância.

O Samsung Galaxy A10

Em primeiro lugar, temos um ecrã IPS LCD de 6,2 polegadas de diagonal e resolução HD+, portanto, 720 x 1520 píxeis. Este painel conta com um notch em forma de “U” ou gota de água, o Infinity-U com uma densidade de 271 píxeis por polegada. Além disso, apresenta o formato panorâmico 19:9, sendo alto e estreito.

No seu interior temos a plataforma Exynos 7884, um SoC octa-core com uma frequência máxima de processamento a 1,6 Ghz. Temos ainda 2 GB de memória RAM, bem como 32 GB de armazenamento interno e a possibilidade de expandir este valor com um cartão de memória microSD. Utiliza o plástico como principal material de construção, possuindo ainda uma bateria com 3400 mAh de capacidade

Por fim, o Samsung Galaxy A10 apresenta uma câmara fotográfica frontal de 5 MP. Ao mesmo tempo, na sua traseira temos uma câmara de 13 MP, capaz de gravar vídeo a 1080p Full-HD. O seu preço será de 123 dólares, ou cerca de 110 euros, um valor competitivo para este novo dispositivo Android de entrada.

O Samsung Galaxy A20

Em segundo lugar temos o Samsung Galaxy A20. Temos agora um ecrã Super AMOLED com 6,4” de diagonal e uma resolução de HD+, portanto, 720 x 1560 píxeis para uma densidade de 268 ppp. Além disso, temos o formato panorâmico de 19.5:9, bem como o notch em forma de gota de água com display Infinity-U.

No seu interior temos a plataforma Exynos 7884, um SoC octa-core com uma frequência máxima de processamento a 1,6 Ghz. Conta ainda com 3 GB de memória RAM, bem como 32 GB de armazenamento interno e a possibilidade de expansão via microSD. Além disso, temos uma construção em plástico, com o vidro a revestir a sua parte frontal. Ao mesmo tempo, temos o leitor de impressões digitais, na traseira.

O Samsung Galaxy A20 conta com uma bateria de 4000 mAh de capacidade, bem como carregamento rápido a 15 W. Por fim, temos uma câmara principal traseira de 13 MP e uma câmara frontal de 8MP, tudo isto num smartphone Android com linhas arredondadas, e futuramente disponível em vários tons de cor.

Este que é um dos mais económicos dos novos smartphones Android custa o equivalente a 180 dólares, ou cerca de 160 euros. Cumpre ainda referir a existência de uma versão especial, o Samsung Galaxy A20e, destinado a certos mercados, trazendo um ecrã mais compacto com 5,8”.

O Samsung Galaxy A30

Em terceiro lugar, o Galaxy A30 com o seu ecrã Super AMOLED de 6,4”. Ao contrário dos modelos anteriores, temos aqui uma resolução de Full-HD+, portanto, 1080 x 2340 píxeis para uma densidade de 403 ppp. Apresenta o formato panorâmico de 19.5:9, bem como o notch em forma de gota de água, display Infinity-U.

No seu interior temos agora a plataforma Exynos 7904, um SoC octa-core com uma frequência máxima de processamento a 1,8 Ghz. Conta ainda com 4 GB de memória RAM, bem como 64 GB de armazenamento interno e a possibilidade de expansão via microSD. Volta a repetir-se a construção em plástico, com o vidro Gorilla Glass 3 na sua parte frontal e, ao mesmo tempo, temos o leitor de impressões digitais na traseira.

Este dispositivo Android apresenta ainda uma câmara traseira dupla. Aqui com um primeiro sensor de 16 MP, além de uma segunda câmara de 5 MP e lente grande angular. Já na sua parte frontal encontrámos, dentro do notch, uma câmara de 16 MP. Por fim, temos uma bateria de 4000 mAh com carregamento rápido a 15 W.

O Samsung Galaxy A30 custa o equivalente a 245 dólares, ou cerca de 220 euros.

O Samsung Galaxy A40

Em seguida encontramos o Samsung Galaxy A40, agora com um ecrã Super AMOLED de 5,9”. Trata-se de um ecrã  Infinity-U com o notch no topo, bem como uma resolução Full-HD+. Algo que nos dá um total de 1080 x 2340 píxeis, para uma densidade de 437 ppp. Além disso, é revestido pelo vidro Gorilla Glass 3, da Corning.

No seu interior temos novamente a plataforma Exynos 7904, um SoC octa-core com uma frequência máxima de processamento a 1,8 Ghz. Conta ainda com 4 GB de memória RAM, bem como 64 GB de armazenamento interno e a possibilidade de expansão via microSD. O seu leitor de impressões digitais continua na traseira.

O dispositivo apresenta uma câmara fotográfica principal composta por dois sensores. O primeiro, com 16 MP de resolução e o segundo, com 5 MP e lente grande angular. Contudo, a sua câmara fotográfica frontal é agora composta por um sensor de 25 MP. Com efeito, este é o seu grande diferencial face ao terminal anterior.

Ao mesmo tempo, temos uma bateria de 3100 mAh de capacidade com carregamento rápido a 15 W. Cumpre ainda apontar a construção, aparentemente mais cuidada deste dispositivo Android. Por fim, o Galaxy A40 custará 260 euros na Europa, ou 280 dólares na Ásia.

O Samsung Galaxy A50

Em seguida encontramos o Samsung Galaxy A50, agora com um ecrã Super AMOLED de 6,4 polegadas. O seu notch em formato de “U” mantém-se no topo, além do formato panorâmico de 19.5:9. A resolução, Full-HD+, tem 1080 x 2340 píxeis para uma densidade de 403 ppp. A proteção é conferida pelo vidro Gorila Glass 3.

No seu interior temos novamente a plataforma Exynos 9610 um SoC octa-core com uma frequência máxima de processamento a 2,3 Ghz e uma litografia de 10 nm. Conta ainda com 4 GB  ou 6 GB de memória RAM. Aqui bem como 64 GB ou 128 GB de armazenamento interno e a possibilidade de expansão via microSD.

O seu leitor de impressões digitais é embutido no ecrã, um ponto forte do dispositivo. Em seguida encontramos já uma câmara principal tripla. Esta é composta por um sensor primário de 25 MP, secundário de 8 MP com lente grande angular, e um terceiro sensor de 5 MP para proporcionar o efeito de desfoque.

Ao mesmo tempo, na sua parte frontal encontrámos uma câmara de 25 MP para todas as selfies. Assim, temos aqui um smartphone construído em vidro e metal. Conta com vários trunfos associados aos dispositivos mais caros, e o leitor de impressões digitais embutido no ecrã. Custa 350 euros na Europa, ou 290 dólares na Ásia.

O Samsung Galaxy A70

À medida que nos aproximamos do topo, os smartphones Android vão apresentando caraterísticas mais cativantes. Assim se verifica com o Samsung Galaxy A70 com um ecrã Super AMOLED de 6,7 polegadas. Conta também com o notch em formato de “U” no topo, além do formato panorâmico de 19.5:9. A resolução, Full-HD+, tem 1080 x 2400 píxeis, para 393 ppp. A proteção é conferida pelo vidro Gorila Glass 3.

No seu interior temos agora a plataforma Snapdragon 675 um SoC octa-core com uma frequência máxima de processamento a 2,0 Ghz e uma litografia de 11 nm. Conta ainda com 4 GB  ou 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno. Temos ainda a possibilidade de expansão através de cartão microSD.

Na sua traseira temos a câmara fotográfica principal, com um total de três sensores. Em primeiro lugar com 32 MP, segundo-se a câmara de 8 MP com lente grande angular e, por fim, o sensor de 5 MP para proporcionar o efeito de desfoque de fundo. Tudo isto com uma construção em vidro colorido e metal.

Cumpre ainda salientar a sua câmara fotográfica frontal de 32 MP de resolução. Sem esquecer a bateria com 4500 mAh e carregamento rápido a 25 W. Tudo isto por 420 euros na Europa ou 465 dólares na Ásia e disponível em vários tons de cor.

O Samsung Galaxy A80

A estrela do evento, o centro de todas as atenções e o mais poderoso dos novos smartphones Android. Com efeito, grande parte do evento foi dedicado a este smartphone. O mesmo apresenta-nos uma câmara fotográfica tripla que tanto pode ser a sua câmara traseira (principal), como a câmara frontal (secundária).

 

A Samsung quis implementar um ecrã completo nos seus smartphones Android e fê-lo neste terminal. Os resultados falam por si, com esta estrutura deslizante que alberga o único módulo, triplo, com todas as câmaras. Sim, estas giram sob um eixo pivotante horizontal. Dessa forma podem cumprir ambas as funções.

É o mais poderoso dos novos smartphones Android

Utiliza o recém-anunciado procesador Snapdragon 730 da Qualcomm. A nova plataforma móvel utiliza a litografia de 8 nm, além de um total de 8 núcleos de processamento. Por sua vez, os seus núcleos Kryo 460 atingem uma frequência máxima de 2,2 Ghz, sem esquecer a sua gráfica, a Adreno 618.

A estreia desta plataforma móvel da Qualcomm denota um estreitamento das relações entre ambas as empresas. Assim, temos aqui o mais recente motor de gama média /alta da tecnológica norte-americana, com uma forte ênfase não só no desempenho, mas também nos algoritmos de inteligência artificial.

Uma câmara rotativa no Samsung Galaxy A80, composta por três sensores. Assim, temos uma câmara de 48 MP com abertura focal de f/2,0. Temos uma câmara de 8 MP com abertura focal de f/2,2 e lente grande angular. Em seguida, temos um sensor ToF que mede a distância a que se encontra o objeto, por exemplo.

A câmara rotativa do Samsung Galaxy A80

É o seu maior trunfo e permite a utilização de um ecrã verdadeiramente completo. Assim, temos aqui um painel Super AMOLED de 6,7 polegadas, já sem o notch. Ao nível da resolução temos aqui o padrão Full-HD+, portanto, 1080 x 2400 píxeis. Valor que nos dá uma densidade de 393 ppp e o formato panorâmico 19.5:9.

O Samsung Galaxy A80 apresenta ainda uma bateria de 3700 mAh de capacidade com carregamento rápido a 25 W. Apontamos também a presença de 8 GB de memória RAM, além de 128 GB de armazenamento interno, já sem a possibilidade de expansão via cartão microSD, nem a porta áudio P2 e porta USB do Tipo C.

O Samsung Galaxy A80 é um dos novos smartphones Android de gama média / alta da linha A, e o mais próximo que um dispositivo de gama média alguma vez esteve dos flagships ou topos de gama. Assim, o seu preço de 650 euros na Europa não deverá surpreender os consumidores.

Em síntese, o novo Samsung Galaxy A80 coloca-se imediatamente abaixo do Samsung Galaxy S10e, o modelo mais acessível da nova geração de topos de gama. Numa última nota, é provável que a tecnológica venha a apresentar um Galaxy A90, mas para já, temos este leque de 7 novos smartphones Android com a One UI.

O que achou dos novos Galaxy A?
Exit mobile version