Pplware

E se a Samsung tivesse já a solução para acabar com o notch nos ecrãs?

Sem reunir consenso, o notch é já uma tendência no design nos smartphones atuais, estando presente em praticamente todos os fabricantes.

A Samsung pretende continuar a resistência à monocelha, estando a preparar um novo tipo de ecrã que irá eliminar a sua necessidade.


O notch é talvez um dos componentes dos smartphones que mais divide os utilizadores. Se alguns lhe reconhecem alguma utilidade, a verdade é que para outros é algo que não aceitam usar.

Introduzido no Essential Phone e popularizado no iPhone X, várias têm sido as marcas que optaram por o adicionar nos seus equipamentos na tentativa de aproveitar melhor a moldura frontal ou apenas por moda.

De forma a agradar aqueles que não concordam com este recorte, vários fabricantes têm incluído uma opção no software para esconder esta monocelha, assumindo uma barra totalmente preta, no entanto não é que resolva por completo o problema.

No entanto, este poderá ser um problema prestes a ser resolvido, tendo a Samsung já apresentado uma tecnologia que irá acabar com a necessidade do notch.

Samsung poderá já ter a fórmula para o fim dos notch

Segundo uma imagem partilhada no Twitter pelo utilizador Ice Universe, com origem no Fórum OLED organizado pela marca coreana na China, a Samsung está a preparar um novo tipo de ecrã que deverá introduzir no mercado em breve.

Segundo a marca coreana, este novo ecrã poderá ter embutido diversas funcionalidades e tecnologias que irão eliminar por completo a necessidade da inclusão de bezels ou do notch. Além do sensor de impressões digitais, do feedback háptico e do som, poderemos também encontrar um “Under panel sensor” (UPS).

Embora as restantes tecnologias já existam em alguns equipamentos, a grande novidade será mesmo o UPS que irá permitir incluir a câmara frontal debaixo do ecrã, sem se saber se irá suportar por agora o reconhecimento facial 3D.

Ainda não é certo quando irá surgir no mercado este novo tipo de ecrãs, mas especula-se que poderá ser já  em 2019 no Samsung S10 ou no Note 10. Além disso, estes ecrãs poderão também chegar a outros fabricantes que utilizam este componente da marca coreana, como é o caso da OPPO, da Xiaomi e da Apple.

Com esta tecnologia a Samsung aproxima o fim dos ecrãs com notch, faltando agora saber qual o equipamento que irá estrear esta inovação.

Exit mobile version