Sem reunir consenso, o notch é já uma tendência no design nos smartphones atuais, estando presente em praticamente todos os fabricantes.
A Samsung pretende continuar a resistência à monocelha, estando a preparar um novo tipo de ecrã que irá eliminar a sua necessidade.
O notch é talvez um dos componentes dos smartphones que mais divide os utilizadores. Se alguns lhe reconhecem alguma utilidade, a verdade é que para outros é algo que não aceitam usar.
Introduzido no Essential Phone e popularizado no iPhone X, várias têm sido as marcas que optaram por o adicionar nos seus equipamentos na tentativa de aproveitar melhor a moldura frontal ou apenas por moda.
De forma a agradar aqueles que não concordam com este recorte, vários fabricantes têm incluído uma opção no software para esconder esta monocelha, assumindo uma barra totalmente preta, no entanto não é que resolva por completo o problema.
No entanto, este poderá ser um problema prestes a ser resolvido, tendo a Samsung já apresentado uma tecnologia que irá acabar com a necessidade do notch.
Samsung poderá já ter a fórmula para o fim dos notch
Segundo uma imagem partilhada no Twitter pelo utilizador Ice Universe, com origem no Fórum OLED organizado pela marca coreana na China, a Samsung está a preparar um novo tipo de ecrã que deverá introduzir no mercado em breve.
Segundo a marca coreana, este novo ecrã poderá ter embutido diversas funcionalidades e tecnologias que irão eliminar por completo a necessidade da inclusão de bezels ou do notch. Além do sensor de impressões digitais, do feedback háptico e do som, poderemos também encontrar um “Under panel sensor” (UPS).
Great news! Samsung established the direction of mobile phone design in 2019!
On October 18th, Samsung Display invited about 20 customers to hold the "2018 Samsung OLED Forum" at the Shenzhen Marriott Hotel in China. At the meeting, Samsung showed a PPT pic.twitter.com/sYu0ORTd6V— Ice universe (@UniverseIce) October 19, 2018
Embora as restantes tecnologias já existam em alguns equipamentos, a grande novidade será mesmo o UPS que irá permitir incluir a câmara frontal debaixo do ecrã, sem se saber se irá suportar por agora o reconhecimento facial 3D.
Ainda não é certo quando irá surgir no mercado este novo tipo de ecrãs, mas especula-se que poderá ser já em 2019 no Samsung S10 ou no Note 10. Além disso, estes ecrãs poderão também chegar a outros fabricantes que utilizam este componente da marca coreana, como é o caso da OPPO, da Xiaomi e da Apple.
Com esta tecnologia a Samsung aproxima o fim dos ecrãs com notch, faltando agora saber qual o equipamento que irá estrear esta inovação.