A 10 de janeiro a Xiaomi anunciou a Redmi como nova submarca, um sério reforço para a sua esfera de influência. Agora, já temos uma nova gama de produtos da Samsung para lhes dar resposta, os Galaxy M20.
Entretanto, já vimos a agência Counterpoint a reconhecer a vantagem da Xiaomi perante a Samsung em certos mercados. Pois, bem, terão estes novos Galaxy sido criados apenas para contra-atacar a chinesa Xiaomi?
Segundo o relato do TheVerge, é exatamente esse o grande propósito dos novos Samsung Galaxy M20 e Galaxy M10. Uma medida despudorada com vista a recuperar a liderança do 2º maior mercado mundial de dispositivos móveis.
O ecrã “Infinity-V” adorna os novos Samsung Galaxy M20 e M10
O novo par de smartphones Android da Samsung distingue-se dos demais pela utilização de ecrãs “Infinity-V”. É a primeira vez que este tipo de painéis, apresentados no final de 2018 durante a sua última conferência.
A sua implementação trouxe o notch, pela primeira vez, para um smartphone da tecnológica sul-coreana. A marca visa assim capitalizar com um dos traços e características em voga e bastante procurados nos mercados internacionais.
A autonomia promissora e o preço competitivo são pontos fortes
Além disso, os novos Samsung Galaxy contam com generosas baterias, com 3400mAh e 5000mAh, respetivamente. Tudo isto com um preço extremamente competitivo, a começar nos 115$ e 155$ para os Galaxy M10 e M20.
A tecnológica sul-coreana mostra-se capaz de criar dispositivos móveis bastante competitivos, não se coibindo de cortar no preço. Ciente dos avanços constantes das fabricantes chinesas, a Samsung reage assim ao apresentar esta nova gama.
Entretanto, aguardamos por uma eventual disponibilização dos Samsung Galaxy M20 e M10 na Europa. Acredita-se ainda que estes novos terminais possam vir a substituir a atual gama de entrada da marca, os Galaxy J.
Os “rivais” dos novos Redmi da Xiaomi?
Torna-se efetivamente notória a sua concorrência com os novos modelos da Xiaomi e da sua nova submarca, a Redmi. Sustentando esta tese temos o atual status quo do mercado indiano. Cenário ilustrado pelos indicadores da Counterpoint.
A Xiaomi foi a fabricante que mais cresceu durante todo o ano de 2018 naquele que é um dos poucos mercados mundiais que ainda não apresentam sinais de saturação.
Além disso, a Índia é o 2º maior mercado de dispositivos móveis, sendo um dos grandes pilares que têm sustentado a Xiaomi. Já, por outro lado, a Samsung ainda usufrui aí de uma posição vantajosa. Contudo, já não ocupa o primeiro lugar.
Entretanto, a Xiaomi começou o ano com a apresentação do Redmi Note 7, o primeiro smartphone da sua submarca. Será, sem sombra de dúvida, um dos próximos smartphones a serem bem recebidos na Índia.
O início do duelo entre a Xiaomi e a Samsung
Em suma, estamos perante um intrigante duelo entre a poderosa Samsung e a jovem Xiaomi. Para já, este embate sente-se sobretudo na Índia, mas perdura a questão. Poderá escalar até à Europa?
Certo é que a sul-coreana já leva bem a sério a sua concorrente chinesa. Prova disso são os novos Samsung Galaxy M20 e M10 com os seus preços extremamente competitivos. No meio disto tudo, esperemos que seja o consumidor quem daqui mais proveito tira.