O Android está presente em literalmente milhares de modelos de smartphones, cada um com as suas caraterísticas mais ou menos únicas. São muitos equipamentos com hardware específico e que, por isso, por vezes requerem versões específicas das aplicações.
O problema surge sempre que queremos instalar uma app, fora da Play Store, e não sabemos que processador está no nosso smartphone. Mas é simples ter essa informação, e vamos ver como a obter.
Existem no Android três grandes tipos de arquiteturas que são usadas. Cada uma tem vantagens e desvantagens sobre as restantes, mas o que importa mesmo é conhecê-las.
Existe a conhecida ARM, preparada para a poupança de energia e que tem algumas limitações de performance. Existe também a sua evolução, a ARM64, preparada para correr aplicações de 64bits e que tem maior poder computacional. Este é cada vez mais o padrão da industria. Por fim temos a arquitetura x86, que apesar de ser de todas a que tem maior performance, é também a que mais energia consome.
Como identificar o processador do seu Android?
Como o Android não nos fornece essa informação de forma nativa, temos de recorrer a aplicações externas. A mais simples e mais completa é o Droid Hardware Info. Depois de o instalarem, têm no separador Sistema toda a informação que necessitam.
Consultem os campos Arquitetura da CPU e Conjunto de instruções para terem a informação que procuram. Na imagem acima podem ver dois exemplos: na esquerda temos um Huawei P10 e na direita temos um Nexus 5. Cada um tem valores distintos e, por isso, arquiteturas distintas.
A lista abaixo mostra os valores normalmente usados para identificar as arquiteturas presentes no Android
- ARM: ARMv7 ou armeabi
- ARM64: AArch64 ou arm64
- x86: x86 ou x86abi
Mais funcionalidades do Droid Hardware Info
Claro que devem explorar o Droid Hardware Info e conhecer mais o vosso smartphone. Esta aplicação dá-vos acesso a muita informação sobre o vosso telefone, desde a genérica até a muito mais precisa e direta.
Saibam mais sobre a memória, as câmaras e a sua definição, os sensores presentes e os dados que fornecem, a bateria e a sua capacidade, e até sobre a informação térmica. Tudo isto é complementado com a possibilidade de ser exportado e para consultarem mais tarde.
Fica assim explicado como podem descobrir qual a arquitetura do processador do vosso smartphone Android. No futuro podem rapidamente identificar qual a versão da app que devem instalar, sem terem de estar a adivinhar. Lembrem-se também que devem apenas instalá-las de fontes fidedignas e confiáveis.