Foi lançada no passado dia 14, no Android Market, uma aplicação anunciada pela RTP e Samsung Electrónica Portuguesa que permite aceder a conteúdos de áudio, vídeo e texto com actualização em tempo real.
A aplicação RTP Android é a primeira aplicação portuguesa do sector dos media disponível para o SO móvel da Google. Esta aplicação permite aceder às áreas de Notícias e Desporto e à programação de todos os canais de televisão e rádio da RTP.
Esta aplicação foi concebida a pensar nos tablets, enquadrando-se para tamanhos de ecrã de maior dimensão. O utilizador poderá aumentar o tamanho da letra, para uma melhor leitura, e optar por ver a aplicação em modo horizontal ou vertical, através de um simples movimento do dispositivo. No entanto em ecrã mais pequenos (não os mais pequenos), na posição horizontal existem algumas dificuldades em visualizar a informação.
A RTP detém uma presença bastante significativa, no segmento da internet móvel, com versões do seu site especialmente adaptadas para vários dispositivos móveis (m.rtp.pt e i.rtp.pt).
Com a disponibilização da aplicação para o sistema Android, utilizado na maioria dos smartphones, a RTP reforça a sua oferta de conteúdos no mercado, estando igualmente prevista para breve a disponibilização de uma aplicação para outros SOs móveis. A RTP dá assim mais um passo na introdução de soluções inovadoras visando a universalidade de acessos aos seus conteúdos.
Esta aplicação encontra-se na versão 1.0 e, talvez por isso, contém alguns problemas:
- inibe o modo de inactividade do ecrã assim que se abre a aplicação, mesmo depois de a “fechar” e passar para background, ou seja, a iluminação do ecrã não desligará automaticamente (passado o tempo definido) a não ser que seja forçado o fecho da tarefa/processo ou seja reiniciado o sistema;
- sempre que se muda de janela (entre Notícias, Desporto, Guia TV e Guia rádio) é sempre necessário de carregar informação proveniente da internet, processo esse que demora cerca de 2~3 segundos, ao invés de guardar a informação em cache por alguns minutos (já que a actualização poderá ser forçada);
- a existência de uma barra cinzenta, inútil, acima dos botões na parte inferior do ecrã. Isso traduz-se a que, num ecrã de média ou baixa resolução, não seja possível visualizar convenientemente a informação dado o curto espaço disponível;
- a reprodução de vídeo não funcionou, alegando impossibilidade de reprodução.
A aplicação RTP Android foi optimizada para a versão 2.2 do Android (froyo) e requer uma ligação WIFI ou 3G/HSDPA.