A Google quer ter um papel importante no mundo dos smartphones e na definição dos standards que vão seguir. Para isso assumiu a liderança de alguns projectos únicos.
O Projecto Ara foi um desses marcos em que a empresa se lançou, com esperança de conseguir criar um smartphone modular. O projecto acabou por morrer, mas agora houve acesso a imagens e às especificações do que seria o telefone modular da Google.
A ideia base do projecto Ara era a criação de um smartphone completamente modular e onde os utilizadores poderiam substituir os componentes, criando um telefone à sua imagem, com os elementos que lhe seriam essenciais, dispensando os que não lhes interessavam.
Depois de alguns anos de desenvolvimento, a Google acabou por abandonar este projecto, principalmente porque o interesse dos fabricantes era reduzido e porque não havia muitas empresas a abraçar esta ideia.
Mas agora que o Ara terminou, o site Phandroid teve acesso a um destes equipamentos, que seria destinado aos primeiros developers, tendo partilhado imagens do que estava a ser criado, bem como das suas especificações.
As especificações do smartphone do Projecto Ara
O telefone do Projecto Ara teria dimensões maiores do que é normal vermos nos smartphones hoje em dia. Sem a câmara, as suas dimensões seriam de 152 x 74 x 12,5mm, o que o fariam mais grosso que os standards do mercado. O seu peso seria de 190g, incluíndo a bateria, o que o tornaria também mais pesado que a maioria dos dispositivos.
As especificações técnicas do telefone do Projecto Ara não são de topo, mas isto seria algo propositado. Estaria equipado com um processador Qualcomm Snapdragon 810 e 3GB de RAM, mas a sua câmara traseira seria de apenas 2,1 megapixels e a dianteira seria de 5 megapixels.
O ecrã era de 5,46 polegadas, com suporte para resolução full HD (1080p) e teria 32GB de armazenamento. Incluía uma porta áudio com jack de 3.5mm e uma porta USB Tipo-C e uma bateria de 3450 mAh.
Surpreendentemente o smartphone do Projecto Ara corre Android 7.0 Nougat, algo que a maioria dos smartphones actuais não tem ainda suporte.