Pplware

Problemas com o GPS do Android? Saiba como os pode resolver

Os smartphones são cada vez mais um equipamento que concentram em si funções e capacidades que normalmente teríamos apenas acesso em dispositivos isolados. Para além do telefone, nele encontramos uma máquina fotográfica, um (pequeno) computador e até um GPS.

É precisamente este último componente que por vezes tem problemas, não funcionando ou dando localizações incorretas. Conheçam 4 dicas para melhorar o funcionamento do GPS do seu smartphone Android.


Apesar de muitos não darem por isso, a utilização do GPS num smartphone é cada vez mais essencial, principalmente para as aplicações. A nossa localização determina muitos elementos que depois estas apps vão usar.

Como por vezes o GPS não funciona de forma perfeita, temos falhas, quer na localização quer na informação que nos é dada. Conheça por isso 4 dicas que pode usar para melhorar a localização e a utilização do GPS e das apps que dependem dele.

Defina um modo de localização com o máximo de precisão

Os smartphones usam, hoje em dia, mais do que o próprio GPS para determinar a sua localização. Complementam a informação geográfica recebida com a que a rede móvel, o W-Fi e até o Bluetooth oferece e assim têm dados mais precisos.

Para alterarem este modo devem aceder às Definições e depois a Segurança e localização. Escolham depois Localização e Modo, para então definirem Alta precisão como o modo de localização.

O Wi-Fi ajuda a localizar o utilizador

Apesar de não ser uma informação muito divulgada, a Google recolhe informação referente às redes Wi-Fi e à sua localização, para ajudar os smartphones com o seu sistema operativo.

Com esta informação fica mais simples determinar a localização do utilizador e assim tê-la de forma mais rápida, assim que o GPS é necessitado.

É por isso essencial que o Wi-Fi esteja ativo, mesmo que não se encontre ligado a qualquer rede. Apenas o detetar das redes ajuda o GPS a perceber onde está. Este é também essencial para o modo de Alta precisão.

A hora, data e fuso horário têm de estar corretos

O GPS depende muito da correta definição da data e da hora. É essencial que estejam certas e bem definidas. Claro que o fuso horário tem também de estar correto, uma vez que isso condiciona a própria hora.

É por isso essencial que estes dados sejam verificados e, de preferência, fornecidos pela própria rede, para estarem sempre certos, mesmo que mudemos de localização.

Estes pontos estão também nas Definições, dentro de Sistema, na zona da Data e hora. Devem aceder e confirmar que a opção Fuso horário automático está ativa.

Uma app que pode ajudar o GPS

Qualquer smartphone moderno faz uso do A-GPS, que permite determinar a posição de forma mais rápida, principalmente no arranque, recorrendo a dados pré-carregados.

Uma maneira simples de acelerar o início do posicionamento é forçar a limpeza dos dados do A-GPS para descarregar outros atualizados. É um processo muito simples e recorre à app GPS TOTAL RUN, por exemplo. Podem usar outra que conheçam e prefiram.

Instalem a app, acedam às Configurações e escolham GPS. De seguida devem eliminar os dados (1) e depois obter novamente os dados do A-GPS (2).

Homepage: GPS TOTAL RUN
Preço: Gratuito


Se ainda assim existirem problemas com a localização, o mais indicado é reiniciar o telefone e garantir que o GPS vai tratar de obter os sinais de satélite necessários e obter a localização precisa. Pode ainda tentar outras aplicações e ver se o GPS mantém o mesmo problema.

Claro que a dica mais útil será mesmo a utilização do GPS em espaços abertos, onde vai ter acesso sem limites aos sinais dos muitos satélites que estão posicionados e a fornecer o serviço de GPS.

Exit mobile version