No Android grande parte dos problemas de segurança estão nas apps que são usadas. Estas são criadas por programadores que muitas vezes usam código com problemas ou com falhas propositadas.
Estas são complicadas de detetar em situações normais até serem expostas. Isso aconteceu agora, com um lote de apps a serem reportadas. Muitas são bem conhecidas e, por isso, representam um problema ainda mais grave.
Mais problemas na Play Store para o Android
Os casos mais recentes de falhas de segurança nas apps Android parecem certamente propositados. Estas são criadas com o propósito de roubar dados dos utilizadores, que inadvertidamente são infetados.
Pelo contrário, e com o mesmo grau de severidade existem ainda situações que resultam de má programação. Estas não estão contidas e são principalmente espalhadas. É precisamente isso que foi agora reportado. Uma falha antiga, com mais de 2 anos, ainda está presente num lote de apps bem conhecidas e usadas por muitos utilizadores.
Apps Android com problemas de segurança
- LiveXLive
- Moto Voice BETA
- Yahoo! Transit
- Yahoo! Browser
- Yahoo! MAP
- Yahoo! Car Navigation
- Messenger
- SHAREit
- Mobile Legends: Bang Bang
- Smule
- JOOX Music
- AliExpress
- Video MP3 Converter
- Lazada
- VivaVideo
- Retrica
- TuneIn
A descoberta desta lista resultou de uma análise feita na Play Store por vulnerabilidades conhecidas em código Open Source. Esperava-se que estivessem resolvidas, mas aparentemente ainda estão bem ativas e presentes.
As apps do Facebook também apresentam problemas
É curioso ver presente nesta lista apps como as do Facebook ou outras bem conhecidas. Esperava-se que este código estivesse removido, uma vez que era uma falha bem conhecida. Esta permitia executar código malicioso remotamente.
Após esta descoberta e a sua revelação, várias empresas reagiram. O Facebook, em concreto, recusou as acusações da presença deste código. A empresa revelou antes de tudo que já corrigiu estas falhas e que as suas apps estão livres de problemas de segurança.
Da mesma forma, também a Google está já a avaliar esta situação. Espera-se que posteriormente surjam atualizações destas apps com a correção dos problemas. Até lá, os utilizadores devem tomar cuidados extra para estarem protegidos.