Pplware

Chegaram as primeiras apps Android que dispensam instalação

Foi durante a última conferência I/O que a Google anunciou que estaria a preparar um novo conjunto de aplicações para o Android que iriam dispensar a instalação no smartphone para serem usadas.

Não havia uma data para a sua chegada, mas a Google mostrou que esta seria uma das suas prioridades. O resultado parece estar à vista, com as primeiras Instant Apps a chegar em breve, vindas de um limitado grupo de programadores.

As Instant Apps são o que a Google entende serem uma revolução na forma como as aplicações móveis são distribuídas desde que a Apple lançou o iPhone e todo o conceito de apps associadas.

Estas vão permitir aos utilizadores testarem e usarem aplicações sem terem de as instalar, poupando tempo e recursos do smartphone. A Google esteve a prepará-las e anunciou agora os primeiros testes mais alargados.

São ainda limitadas as aplicações que estão prontas a serem usadas neste novo modo, mas a Google tem apoiado os programadores que iniciaram os testes. Vão estar ainda limitadas a um pequeno grupo de utilizadores, para que estes possam dar informações concretas sobre o que precisa de ser melhorado e optimizado.

Mas como é normal na Google, estes testes vão ser alargados e, em breve, muitos mais vão poder testar as versões das aplicações BuzzFeed, Wish, Periscope e Viki, que foram agora lançadas.

Os programadores que quiserem podem também ir já preparando as suas aplicações para correr neste modo. Estas não precisam de ser refeitas, bastando apenas alterar alguns componentes que vão passar a correr como uma aplicação portátil.

A aposta da Google nas Instant Apps é grande. As Instant Apps devem chegar para todos mais tarde no ano e a todas as versões do Android ainda suportadas.

Exit mobile version