Apesar de estarmos já a olhar para o Android 13 e para as novidades que vai trazer, a Google não abandonou ainda a versão agora lançada. O Android 12 ainda tem muito por descobrir e os fabricantes estão ainda a lançar as suas versões.
Algo que foi agora descoberto remete para a segurança uma novidade. O Android 12 tem disponível passou a permitir que os utilizadores desativem o acesso a redes 2G, tornado assim mais segura a sua ligação aos operadores.
Uma tecnologia que é cada vez menos usada
Apesar de estarmos já a começar a testar tecnologias como o 5G, há ainda muitas outras que estão presentes e são verdadeiras heranças. Falamos do 2G, uma das mais antigas tecnologias ainda acessíveis e que muitos smartphones podem usar se necessitarem.
Claro que dada a sua idade, esta parou no tempo e está sujeita a várias vulnerabilidades já conhecidas e que não vão ser resolvidas. Estará para ser desativada a breve trecho, apesar de ser ainda usada em algumas situações.
As the @EFF points out, Android 12 adds a toggle to disable the 2G modem. 2G is insecure and vulnerable to interception, so you're advised to avoid it.https://t.co/26YFMVtTHt
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) January 13, 2022
Unfortunately, this feature requires version 1.6 of the Radio HAL, and many devices don't have that. pic.twitter.com/oxyOFkyiVA
2G já pode ser desativado no Android 12
Para proteger os utilizadores do seu sistema, a Google resolveu dar ao Android 12 uma nova opção e uma nova funcionalidade. Assim, de futuro, os smartphones que usarem esta versão, vão poder desativar o acesso às redes 2G, com uma simples mudança nas definições.
Acessível em Definições > Rede e Internet > SIMs > Permitir 2G, dá liberdade aos utilizadores de ativarem ou desativarem este acesso. Ao fazê-lo, impedem que sejam exploradas as vulnerabilidades identificadas e que permitem a leitura de mensagens ou o escutar de chamadas de forma simples.
Google garante assim mais segurança no smartphone
Apesar de estar apenas acessível no Android 12, depende dos fabricantes para a ter presente. Para estar presente, exige uma atualização do Rádio HAL, o que pode limitar a sua presença. Os smartphones Samsung e Google mais recentes têm esta atualização e por isso devem conseguir desativar o 2G.
Esta é uma opção interessante, porque traz ainda mais segurança ao Android. Por outro lado, e por esta rede 2G ser ainda usada em áreas onde outras tecnologias não chegaram, criará uma limitação para chamadas e até para serviços de emergência.