Muitos se devem lembrar dos projectos de computação distribuída como o Seti@home, em que pequenos pedaços de cálculos eram distribuídos por computadores espalhados pela Internet e que doavam parte do seu poder computacional durante as hora de menor utilização.
E como os smartphones são já uma presença constante na nossa vida, acompanhando-nos no dia-a-dia, porque não utilizá-los para uma função similar?
Foi precisamente isso que a Universidade de Vienna e a Samsung fizeram, lançando o Power Sleep para gerir esses processos no Android.
Esta aplicação faz parte de um projecto de computação distribuída criado para tratar de cálculos em pequena escala, utilizado os ciclos de CPU dos smartphones e os tblets para os realizar.
As áreas onde o Power Sleep irá trabalhar estão relacionadas com o estudo de moléculas que poderão servir para criar novos tratamentos para doenças como o cancro ou o alzheimer.
Mas a forma única como o Power Sleep gere todos os processos de cálculos é que o tornam diferente e único. Na verdade e para a perspectiva do utilizador, esta aplicação é um simples despertador.
É com base na activação deste modo que o Power Sleep percebe que pode começar a utilizar o processador do smartphone para realizar os cálculos necessários.
Os pacotes que são processados pelos smartphones e tablets são transferidos em pequenos blocos, com menos de 1MB, que depois e processados são enviados de volta com os cálculos já feitos.
Os dados dos utilizadores não são acedidos pelo Power Sleep e por isso não existe qualquer problema de segurança associado.
anterior próxima |
O Power Sleep necessita de apenas alguns requisitos mínimos para funcionar, sendo que a a sua maioria são apenas de protecção dos utilizadores.
Falamos de ligar o dispositivo à corrente sempre que iniciarem o despertador, o que por norma até já é feito, e que tenham o dispositivo ligado a uma rede sem fios.
É possível alterar as configurações do Power Sleep para use também as redes 3/4G para receberem e enviarem os pacotes de cálculos.
O projecto onde o Power Sleep está inserido usa a mesma base que foi criada para o Seti, o BOINC, mas que neste caso está adaptado para efectuar cálculos associados ao SIMAP (Similarity Matrix of Proteins).
Instalem-no e ganhem um despertador que está a contribuir para a investigação de curas para várias doenças enquanto está em descanso e a carregar. Quanto vos despertar o processo pára e o vosso smartphone será devolvido às suas funções originais.