Tal como em qualquer sistema operativo, também no Android precisamos de atualizar as apps que temos instaladas, para ter acesso às novidades e às resoluções de problemas. Este é um processo que muitos deixam entregue ao sistema operativo, mas que pode ser controlado em vários pormenores.
Um deles é a definição das redes a usar para as atualizações. Agora podemos dizer em que ligações e de que modo as queremos usar. Veja como pode usar esta configuração a seu favor.
Foi numa das mais recentes atualizações da Play Store que a Google adicionou uma das melhores novidades dos últimos anos. Agora já é possível definir em que ligações de rede é feita a atualização das apps. Na prática, podemos finalmente controlar se queremos as atualizações feitas apenas por Wi-Fi ou se queremos com qualquer ligação.
Configurar que redes usar nas atualizações das apps
O primeiro passo para esta configuração é aceder às Definições da Play Store. Isto é feito no menu lateral esquerdo, descendo depois ao final deste. Procurem por Preferência de transferência da aplicação.
Esta opção dá ao utilizador três possibilidades de escolha. A primeira é a mais abrangente, podendo ser usada qualquer ligação de rede, mesmo a que consome os planos de dados mensais.
A segunda aponta para a utilização de apenas redes Wi-Fi e a terceira é a que irá perguntar sempre ao utilizador se pode ou não usar a rede atual a que o smartphone está ligada.
Como se comporta a Play Store Android nas atualizações
Dependendo da opção escolhida, a Play Store irá reagir de forma diferente sempre que tiver atualizações para serem instaladas. Caso escolham a opção de questionar o utilizador, será apresentada uma mensagem a inquirir se o utilizador quer ou não atualizar pela rede presente ou se prefere aguardar pelo Wi-Fi.
Se a escolha foi pela utilização apenas das redes Wi-Fi, então a Play Store irá mostrar essa mesma mensagem ao utilizador, indicando que aguarda a ligação a uma rede Wi-Fi, caso não esteja ligado. Se preferir pode atualizar no momento.
Esta é mais uma excelente opção que a Google adicionou à Play Store do Android, dando ainda mais controlo ao utilizador sobre a forma como se realizam as atualizações, permitindo assim poupar dados.