Pplware

Porque será que o Android quer saber tanto da sua vida?

Vamos ser claros: a sua vida interessa à Google (e a muitas outras empresas) e é fácil espiar tudo o que faz, o que pesquisa, o que diz e o que compra… ponto! Você é um alvo barato para as grandes empresas ganharem dinheiro, sabe como?

Sim, claro que sim, publicidade dirigida… entre outras coisas. E sabe como se recolhe hoje tudo sobre si?

O sistema operativo Android é o mais utilizado no mundo dos dispositivos móveis, então, com alguma engenharia social, as empresas apostam no Android para recolher dados sobre si mas com a sua “inocente” autorização. Vamos ver como.

Mas o meu telefone tem vírus que espiam o que faço?

Nem é preciso ter, há actualmente formas “lícitas”, pelo menos são acções que têm o aval do utilizador para que as empresas saibam “quase” tudo o que faz na sua vida, isto porque cada vez mais a sua vida passa pelo telefone. Já pensou que eles sabem o que anda a pensar comprar, o que vai fazer para o jantar, eles sabem que anda a pesquisar roupa interior íntima e até sabem por onde andou no fim-de-semana?

Em “4 tempos” o maior sistema operativo da actualidade recolhe muito sobre si que, muitas vezes, nem nem dá conta. Basta utilizar o telefone.

 

Comandos de Voz

Como já referimos anteriormente, o seu dispositivo Android guarda todo o registo dos comandos de voz que utiliza, seja quando você perguntou qual o tempo que iria fazer, seja quando pediu para o Android o lembrar de algum compromisso, não interessa, o seu dispositivo guarda todas as suas interacções.

Se costuma utilizar os comandos de voz e pretende verificar o seu histórico, basta aceder à aplicação Serviços do Google Play, depois Histórico de Conta e seleccionar então Actividade de voz e áudio. Neste ecrã poderá ver, ouvir e gerir todos os comandos de voz que utilizou no seu dispositivo. Para apagar o seu histórico, basta então seleccionar os comandos de voz que pretende eliminar e em seguida pressionar Remover Itens.

 

A Sua Navegação no Youtube

Outra forma do Android controlar o que os utilizadores andam a fazer é através de um dos serviços de streaming de vídeo mais utilizados em todo o mundo, o YouTube. Desta forma, todas as pesquisas e todos os vídeos que visualize neste serviço geram um histórico, histórico este que é então guardado pelo Android.

Segundo a Google, contudo, esta “monitorização” ao utilizador, serve apenas para lhe apresentar melhores resultados de pesquisa e melhores recomendações. Será?

Para eliminar todo o seu histórico e à semelhança do ponto anterior, basta então aceder aos Serviços do Google Play, depois Histórico de Conta e então seleccionar Histórico de Pesquisas do YouTube. Aqui também poderá desactivar esta opção, para que o seu Android deixe de armazenar qualquer pesquisa que faça.

 

A Sua Localização

E agora vamos falar na que talvez seja a opção mais “assustadora” que o Android controla. A sua localização. Caso o utilizador permita, a Google irá manter um controlo sobre a localização dos seus diversos dispositivos, actualizando os seus servidores sobre os locais por onde passa, mesmo não estando a utilizar qualquer dispositivo.

Para ver, eliminar ou até mesmo desactivar o histórico de localizações, basta aceder à aplicação Serviços do Google Play, depois Histórico de Conta e então seleccionar a opção Histórico de Localizações.

 

Histórico de Navegação

Para finalizar e não menos importante, temos o histórico de navegação. Basicamente, todas as pesquisas que faça através do seu Google Chrome no Android serão guardadas, podendo desta forma a Google rastrear o que tem procurado ao longo de dias, semanas, meses e até anos.

Para gerir esta questão, aceda à aplicação Serviços do Google Play, depois Histórico de Conta e então seleccione a opção Actividade da Web e Aplicações. Neste ecrã, para além de poder eliminar todo o seu histórico vai permitir-lhe também interromper ou até mesmo parar o registo de todo o histórico.

 

Mas se o exemplo foi o maior sistema operativo, o que mais vigia porque tem mais utilizadores, também é verdade que os restantes, mais ou menos informados, também permitem que as marcas saibam quase tudo sobre o modo de vida. Vale muito dinheiro a sua vida, a sua vida como consumidor… claro! Esteja atento, tenha a informação para poder dominar o que eles podem ou não saber sobre si.

Exit mobile version