Por norma, as grandes marcas de smartphones Android criam serviços próprios para dar mais aos seus equipamentos. Estes não são decerto interoperáveis e funcionam apenas dentro dos seus ecossistemas.
Os sistemas mais universais ficam a cargo da Google e do que é capaz de criar para o seu sistema. Na ausência de um sistema de partilha de ficheiros capaz, a Oppo, vivo e Xiaomi uniram-se e criaram um sistema que está certamente pronto e vai ser lançado para todos.
Oppo, vivo e Xiaomi uniram forçam
Foi em agosto do ano passado que a Oppo, vivo e Xiaomi criaram a Peer-to-Peer Transmission Alliance. Esta pretendia criar uma forma simples, eficiente e rápida de transmitir ficheiros entre smartphones. A razão da criação desta equipa foi a ausência de uma alternativa dentro do universo Android.
Pretendem usar todas as tecnologias existentes para conseguir atingir uma ferramenta e um conjunto de protocolos que permitam esta utilidade. Os trabalhos aconteceram nos últimos meses e depois de várias versões de testes, surge agora igualmente uma excelente notícia.
Um novo sistema que chega já em fevereiro
O anúncio oficial de que esta solução está pronta foi, entretanto,o agora e prometeu ser lançada para os smartphones destas marcas. O mais interessante é que deverá chegar já em fevereiro, abrindo assim a portas a todos que esperavam por uma solução destas.
Segundo o que foi apresentado, a escolha deste momento para a sua apresentação não foi casual. As marcas querem preparar agora esta solução, uma vez que o 5G está a chegar. Vão assim suportar melhores velocidades de transferência e ficheiros que crescem de forma natural.
Transferência de ficheiros de forma rápida e simples
Usando o Wi-Fi e o Bluetooth, este sistema vai permitir principalmente transferências de velocidades elevadas. Pretende garantir que não precisa de utilizar a Internet e igualmente que é fácil de ser iniciado. Basta ser lançado e depois escolhidos os ficheiros que querem transmitir.
Com velocidades médias de 20 MB/s, vai chegar aos novos equipamentos da Oppo, vivo e Xiaomi. Todos os equipamentos destas marcas vão poder ligar-se entre si e transferir ficheiros sobretudo de forma muito simples.