Pplware

Oppo Reno: a resposta ao Huawei P30 e a sugestão para o OnePlus 7?

Na demanda por um ecrã sem qualquer tipo de notch, as fabricantes têm nos presenteado com várias soluções, mas nenhuma tão estranha como a que vemos no Oppo Reno. Um smartphone que pode não só inspirar o próximo OnePlus 7, bem como desafiar o novo Huawei P30 Pro, revelado esta semana (26), em Paris.

A empresa “irmã” da OnePlus deixou escapar na internet um pequeno vídeo do Oppo Reno, mas há mais!


O Pplware deparou-se com uma considerável galeria de imagens que aparentam mostrar o Oppo Reno. Aliás, representam a capa de proteção, transparente, para este smartphone com uma solução exótica. Com o intuito de libertar todo o painel frontal, apenas para o ecrã, a tecnológica chinesa terá optado por uma câmara saliente.

Pode o peculiar Oppo Reno ser uma antevisão do OnePlus 7?

É uma premissa ousada que pode, ou não, verificar-se. Contudo, já no passado a OnePlus e a Oppo partilharam o design e tecnologias (Dash Charge e VOOC). Porém, a simbiose costuma limitar-se aos modelos de topo, neste caso entre o Oppo F11 Pro e o OnePlus 7, mas não descartamos algumas exceções à regra.

Assim sendo, cumpre salientar que todas as imagens aqui apresentadas, foram recentemente submetidas no repositório de informação conhecido como Slahsleaks sendo, portanto, de domínio público. Ainda assim, o utilizador que as submeteu tem um ótimo histórico de fiabilidade, tendo já provado o seu valor no passado.

Mas, como descrever o que aqui estamos a ver? É efetivamente uma solução peculiar para a implementação da câmara fotográfica frontal, retrátil. Contudo, já é uma solução mais prática do que a anteriormente sugerida também para o OnePlus 7 (câmara pop-up). Assim, no Oppo Reno temos uma câmara em formato de cunha.

O Oppo Reno pode ter um total de 5 variantes

Este será o próximo smartphone de gama alta da empresa chinesa. Ainda de acordo com as fugas de informação, teremos duas versões à nossa escolha, sobretudo para o seu mercado natal, a China. Em primeiro lugar, o modelo base terá a plataforma Snapdragon 710, da Qualcomm, bem como uma nova forma de dissipação do calor. Uma nova solução baseada em grafite e gel, aqui de acordo com a imprensa internacional.

Em seguida, teremos o modelo de topo, este já com o Snapdragon 855 da Qualcomm. Aliás, acredita-se que nesta versão o Oppo Reno utilize um mecanismo de arrefecimento com recurso a uma conduta de cobre e líquido para arrefecimento. Por conseguinte, uma solução similar à que já encontramos no Black Shark 2.

Sabemos ainda que a Oppo registou um total de 5 variantes ou modelos para este terminal. Desde o Oppo Reno, Reno Pro, Reno Plus, Reno Lite, Reno Youth, bem como o Oppo Reno Zoom. Este último, poderá ser um rival declarado do recém-anunciado Huawei P30 Pro, da atual líder de mercado na China – a Huawei.

A “musa” do OnePlus 7 chega no dia 10 de abril

Em seguida podemos ver este mecanismo único para a câmara retrátil já em ação. Por conseguinte, vemos que a câmara eleva-se quando a aplicação da câmara fotográfica alterna para o modo frontal. Aí, vemos um smartphone com o logótipo da Oppo e com traços correspondentes aos das fugas de informação.

Ainda assim, para já não podemos ter certezas em relação a qualquer ponto, por muito convincente que as fugas sejam. Aliás, é provável que esta “fuga” tenha sido tudo menos acidental, sobretudo agora que nos aproximamos da sua apresentação oficial a 10 de abril, na China.

Já no próximo vídeo podemos ver um teaser, um vídeo oficial da Oppo. Aí, toda a ênfase é colocada na criatividade “Engineered for Ceativity. As referências vão desde a câmara fotográfica com zoom ótico, tal como no Huawei P30 Pro, até ao Snapdragon e ao ecrã OLED (possivelmente). Além disso, a marca prepara-nos para novas surpresas.

As expectativas para o Oppo Reno

Por conseguinte, se interpretarmos a informação apresentada (no vídeo), na sua forma literal, teremos um ecrã sem interrupções. Algo que acaba por corroborar a tese da câmara com um viés saliente, com o intuito de aumentar a área de ecrã realmente aproveitado. Porém, é bem clara a referência ao zoom ótico, quiçá de 10x.

Em primeiro lugar, relembramos que a Oppo tem uma tecnologia própria para zoom ótico de 10x (vezes). Aliás,  essa implementação foi o tema central de toda a sua apresentação durante o Mobile World Congress, em Barcelona. Portanto, o Oppo Reno pode ser o primeiro smartphone comercial a integrar esta nova tecnologia.

Sobre a mesma já sabemos praticamente tudo. Trata-se de um sistema concebido e construído pela Oppo que, no total, mede 8,6 milímetros. Por sua vez, o sistema está implementado no seu sistema de câmara tripla que utiliza um sensor primário de 48 MP com uma lente grande angular. Já para tornar possível o zoom ótico, temos uma lente telezoom, com uma distância focal equivalente a 160 mm.

https://twitter.com/oppo/status/1099310721412796416?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1099310721412796416&ref_url=https%3A%2F%2Ftek.sapo.pt%2Fassets%2Fstatic%2Ftwitter_embed.html%3Furl%3Dhttps%3A%2F%2Ftwitter.com%2Foppo%2Fstatus%2F1099310721412796416

Além disso, a fabricante chinesa utiliza um sistema de estabilização ótica da imagem (OIS) no módulo principal da câmara, bem como no módulo telezoom. Algo que lhe permite uma aproximação de 10 vezes, sem qualquer perda de detalhe, além de não “tremer” a imagem.

A rivalidade com o Huawei P30 Pro

É precisamente aqui que podemos ver o paralelo com o Huawei P30 Pro. Note-se que o dispositivo apresentado em Paris conta com um novo “Super Zoom” de até 50x em zoom digital. Contudo, o seu grande trunfo é mesmo o zoom ótico de 10x, aqui também sem perda de detalhe ao aproximar.

Em síntese, o Oppo Reno chega a 10 de abril. É um novo e arrojado smartphone de origem chinesa, cujo preço ainda não é conhecido. Ao mesmo tempo, é um terminal que pode vir a inspirar o OnePlus 7, além de se afirmar perante o Huawei P30 Pro. Na prática, será um dos poucos dispositivos móveis com zoom ótico de 10x.

Exit mobile version