As VPNs são, para muitos utilizadores, a garantia da muito desejada proteção e privacidade. Ao encaminhar todo tráfego para um ponto geograficamente distante, garante a anonimização das navegações.
A Opera tinha na sua VPN uma oferta excelente e gratuita para os dispositivos móveis, mas a empresa resolveu terminar este serviço definitivamente e já no próximo dia 30 de abril.
A solução de VPN da Opera para dispositivos móveis foi lançada em 2016 e prometia aos utilizadores um serviço gratuito e, muito importante, sem qualquer registo. Disponível para iOS e depois para Android, rapidamente cativou os utilizadores.
O fim da Opera VPN para Android e iOS
Agora, e com 2 anos de utilização, a Opera resolveu desligar o seu serviço de VPN, sem apresentar nenhuma explicação ou justificação aos utilizadores. Limitou-se a anunciá-lo e a dar o dia 30 de abril como data limite para a sua utilização. Provavelmente está relacionado com a compra da SurfEasy Inc pela Opera em 2016.
Sendo uma proposta gratuita, a Opera VPN tinha ainda a vantagem de dar ao utilizador a possibilidade de escolher o país onde iria estar virtualmente e não tinha nenhuma limitação de tráfego.
Para além da versão gratuita, a Opera VPN era ainda disponibilizada numa versão paga, a VPN Gold, que permitia escolher o país de origem do tráfego e oferecia uma maior velocidade de navegação.
A compensação da Opera para os seus utilizadores
Para compensar os utilizadores desta versão paga a Opera irá oferecer 1 ano do serviço de VPN SurfEasy. Os utilizadores da versão gratuita do Opera VPN recebem um desconto de 80% nos serviços da SurfEasy.
Chega assim ao fim uma das VPNs mais usadas nos sistemas móveis, principalmente pelo fator preço. A Opera já tinha ameaçado antes que ia retirar a sua app e o seu serviço, mas agora concretizou o que nenhum utilizador queria, o fim da Opera VPN.