Ninguém passa sem um Browser no seu dispositivo móvel. Em Android a escolha é alargada, desde o Browser de origem, passando pelo Dolphin, Firefox, Maxthon ou até o Chrome Mobile. No entanto há um que se preocupa essencialmente com o consumo de tráfego: o Opera Mobile.
O preço versus tráfego na rede móvel continua pouco interessante e tudo o que permita economizar no tráfego é bem-vindo. A par disso existem melhorias muito interessantes nesta versão 7.0.
Esta nova versão do Opera Mini, lançada há dois dias, promete maior controlo sobre o tráfego de dados utilizado, conseguindo processar e minimizar de tal forma a dimensão dos conteúdos que economiza uma percentagem considerável de tráfego. Tudo isto é feito recorrendo a um servidor proxy que, após o pedido de acesso à página, o servidor proxy obtêm-a e devolve ao utilizador uma página de “peso” muito mais reduzido. É possível uma redução de até 90% do tamanho original da página Web.
A suavidade de todos os movimentos na página foi também bastante melhorada, estando agora, a meu ver, muito próximo do desempenho do Chrome Mobile Beta já aqui apresentado.
Agora a página Speed Dial suporta mais de 9 ligações, permitindo colocar no ecrã inicial o número de ligações rápidas que bem entender, adequando assim o Browser ao seu “estilo”.
Esta aplicação é usada mensalmente por 160 milhões de utilizadores. A vantagem na contenção do tráfego é excelente e única, permitindo poupar recursos quer de tráfego, quer de processamento no dispositivo móvel.