Os desenvolvimentos da equipa do WhatsApp têm mostrado que este serviço de mensagens da Meta ainda tem muito espaço para inovar. São, em muitos casos, mudanças interessantes e que mudam como se usa este serviço e as suas apps. Agora, para dar mais controlo aos utilizadores, surge uma novidade. Já é possível definir a qualidade das fotografias e vídeos que são recebidas e descarregadas.
WhatsApp devolve o controlo aos utilizadores
O WhatsApp tem testado uma funcionalidade desde abril que permite aos utilizadores selecionar a qualidade das fotografias e vídeos descarregados automaticamente para os seus dispositivos. Esta funcionalidade já está disponível para alguns utilizadores Android inscritos no programa beta.
Segundo o conhecido site WABetaInfo, esta funcionalidade de qualidade de download automático está disponível para alguns utilizadores que possuem a versão beta 2.25.18.11 do WhatsApp para Android. A previsão é que o lançamento seja expandido para mais utilizadores beta nas próximas semanas.
Quem recebeu esta funcionalidade, encontrá-la-á no menu Definições > Armazenamento e dados do WhatsApp, abaixo da opção “Qualidade de carregamento de media”. Está listada como “Qualidade de download automático” e oferece duas opções de download: qualidade Standard e qualidade HD.
Nova opção escolhe qualidade das fotografias e vídeos
Ao selecionar “Qualidade padrão”, o WhatsApp irá descarregar automaticamente uma versão comprimida dos ficheiros. Se escolher “Qualidade HD”, a aplicação irá descarregar a versão multimédia em alta resolução para o dispositivo. No entanto, se escolher a qualidade padrão para download automático, terá ainda a opção de visualizar os media em HD manualmente no chat mais tarde, desde que essa versão ainda esteja nos servidores do WhatsApp.
Aliás, o WABetaInfo refere que o WhatsApp introduziu um novo sistema com um processo de duplo upload para o envio de fotografias e vídeos em alta qualidade. Isto significa que, quando os utilizadores enviam uma imagem ou vídeo com qualidade HD, os seus dispositivos geram automaticamente versões padrão e HD desse suporte para carregamento.
Este duplo upload é necessário porque, devido à encriptação de ponta a ponta, o WhatsApp não consegue processar o ficheiro para o comprimir nos seus servidores; assim, tanto a versão standard como a HD são enviadas do remetente para os servidores do WhatsApp. Se o destinatário tiver selecionado a qualidade predefinida para download automático, a versão comprimida será descarregada e desencriptada no seu dispositivo.