E versão Android começa a testar o Material Design
A relação do VLC com os sistemas operativos móveis tem sido tudo menos pacifica. Depois de ter sido retirado várias vezes da loja da Apple, quase sempre por razões associadas à utilização de codecs proprietários, acaba sempre por voltar, e sempre melhor que da forma anterior.
Depois de ter sido retirado da Apple Store em Setembro do ano passado, volta a estar disponível, com mais novidades e esperando-se que desta vez de forma definitiva.
As diferentes equipas de programadores do VLC reservaram o dia de ontem para fazer uma actualização massiva deste software em todas as plataformas onde está presente.
Estas novas versões, que têm como número a 2.2.0, trazem um conjunto de novidades para cada uma das plataformas e que pretendem tornar ainda melhor este software.
Claro que para além das novidades existem melhorias a outros níveis e que conseguem resolver vários bugs e problemas em todas as diferentes plataformas onde o VLC está presente.
Há no entanto uma novidade de peso nesta nova versão e que é nada menos que o retorno do VLC ao iOS e à Apple Store.
VLC voltou ao iOS
Em Setembro do ano passado a equipa que mantêm o VLC viu-se obrigada a retirar da Apple Store a versão do VLC que estava disponível.
A utilização de codecs que usavam um sistema de licenciamento GPLv2 e que é incompatível com a loja de aplicações da Apple levaram a que este tivesse sido removido.
Mas a equipa do VLC não desistiu e conseguiu resolver os problemas associados a estes codecs e por isso o VLC está agora de volta à Apple Store.
A versão agora disponibilizada não se limita a ser a anterior e parte das novidades que as restantes versões têm incorporadas estão também nesta versão.
VLC já tem Material Design no Android
A versão do VLC para Android teve direito também a algumas novidades, mas a maior e mais importante está não na sua versão disponível para todos os utilizadores mas sim na versão beta, limitada a um conjunto restrito de pessoas.
Esta nova versão viu agora surgir um completo redesenhar da sua interface e abraçou finalmente a nova linha de design da Google e do seu Android Lollipop.
Todos os que quiserem testar esta nova versão e ter acesso às novidades mais cedo apenas precisam de aderir à comunidade de testes do VLC no Google Plus e depois será dado acesso à versão beta, através da Play Store.
Vejam aqui a lista de novidades, bem extensa, que a equipa de programadores preparou para esta versão 2.2.0 do VLC. Todos os sistemas operativos onde está presente tiveram direito a melhorias e por isso o VLC está melhor.
Há ainda as primeiras informações sobre a versão 3.0 do VLC, que será lançada ainda este ano, mas que para já apenas tem definido como melhorias a presença de descodificação por hardware a mais plataformas, um melhor suporte para mp4, streaming adaptativo e streams TS, e uma integração parcial com o ChromeCast.