Pplware

O que é QR Code? O Android descodifica-o

O Android, como já sabemos, é o SO da Google, para smartphone, que nos tem vindo a impressionar. No Android Market podemos encontrar inúmeras aplicações gratuitas disponíveis para o nosso Android, e entre elas está um leque particularmente interessante, destinado ao QR Code, um código de barras em 2D, interpretado pelas câmaras digitais VGA, nomeadamente as dos smartphones.


Existem várias aplicações disponíveis no Android Market, destinadas ao QR Code, mas uma delas é a mais simples e de fácil utilização. Designa-se “Barcode Scanner”.

Então para que possamos utilizar este serviço, antes de mais, devemos aceder ao Android Market e procurar por “Barcode Scanner”. Ao encontrá-lo deve-se seleccionar e instalá-lo. Esta instalação deve demorar poucos minutos.

Após a instalação, abrimos a aplicação e verificamos que esta traz uma breve introdução explicativa ao inicio, em inglês e, nesta, pode-se ler que para além de QR Code, esta aplicação também permite ler Códigos de Barras e, por exemplo, mostrar informações a este associado.

Para começar a usar esta ferramenta, deve-se clicar em “concluído”.

Após esta instalação, basta que, quando encontrarem um QR Code, abram o vosso Barcode Scanner, direccionem a câmara para o código de barras de 2D, e o vosso ecrã indicar-vos-á, o que o código representa.

Vamos fazer um pequeno teste:

Este é um QR Code, que pode ser criado no seguinte link.

E este é a descodificação do código no nosso aplicativo, o Barcode Scanner.

Como podemos ver, ao descodificarmos o Código, podemos depois abri-lo e partilhá-lo quer por e-mail, quer por SMS.

Esta é mais uma ideia bastante criativa e útil do Sistema Operativo do Robot Verde, que já cativou muitos utilizadores.

Artigos Relacionados

Exit mobile version