O ecossistema Android padece de um mal que a Google tem bem identificado, mas que não controla. A fragmentação e as muitas versões disponíveis são uma das principais causas de problemas e de descontentamento dos utilizadores.
Os números de utilização mostram o Android sempre numa posição de destaque, no mercado, mas infelizmente nunca com as versões mais recentes. O Lollipop, a versão oficial mais recente ainda só têm uma quota de 21%, o que é manifestamente pouco.
As novas versões do Android têm estado a crescer, de forma lenta, mantendo-se sempre uma presença forte de versões mais antigas. Este é um cenário que se tem visto no Android há bastante tempo e que teima em manter-se de forma firme.
Na mais recente publicação de números de utilização das diferentes versões do Android, publicadas pela Google, a versão KitKat continua a ser a mais usada, com 39,2%
Imediatamente a seguir vem a versão anterior, o Android Jelly Bean, que nas suas diferentes versões soma ainda um valor elevado, de 31.8%.
Qualquer uma destas versões apresenta uma ligeira quebra face ao mês anterior, mas mantendo-se ainda em valores mais altos do que seria esperado.
Quem cresceu, e bem, foi a última versão oficial a chegar ao mercado, o Android Lollipop, que conta já com 21%. O crescimento face ao período passado foi de quase 3%.
Todas as restantes versões diminuíram a sua presença, com quebras pequenas, mas que dada a sua baixa expressão acabam por ser significativas.
Quem está a crescer neste momento é apenas o Android Lollipop, como seria esperado. Um ano depois de chegar ao mercado as marcas já lançaram as actualizações para os seus equipamentos, nos casos em que apostaram nisso, e os novos equipamentos agora só saem com esta versão.
A comparação com outros sistemas é inevitável e mostra bem a diferença que existe. O controlo das plataformas e dos sistemas que nelas correm acaba por ser benéfico para os utilizadores que assim podem ter de imediato as novas versões, se assim o desejarem.
A Google tem feito trabalhos muito positivos para uniformizar as versões do Android que correm nos dispositivos, mas ainda é pouco, como os números o mostram.
O Android Marshmallow vai chegar em breve e o cenário que temos visto voltará a repetir-se, com esta nova versão a demorar meses até ter uma expressão significativa!
Fonte: Google