OS trabalho da Google com o Android não terminaram com o lançamento da versão Lollipop. De imediato começaram a trabalhar na próxima versão, que se chamará Android M, até surgir o nome oficial.
Ainda pouco se sabe sobre esta versão e o que ela trará, mas a notícia é que ela surgirá já no fim deste mês, na conferência anual da Google, a I/O.
A chegada do Android M, um ano depois de ter surgido a versão L, mostra que a Google está a investir muito neste seu sistema operativo e que quer melhorá-lo ainda mais, dotando-o de novas funcionalidades.
Não é oficial a apresentação do Android M na I/O de 2015, mas a informação que constava numa das sessões que estão anunciadas para o evento especificava claramente que um dos temas era o Android M.
Toda essa informação esteve publicada no site dedicado à I/O, que foi actualizado ontem com o que de mais importante decorrerá no evento, revelando um pouco mais do que provavelmente era desejado pela Google.
Android M is bringing the power of Android to all kinds of workplaces. This opens huge new markets for hundreds of millions of devices to workers at small business, deskless workers, logistics and warehousing jobs; all be empowered by adoption of Android devices at Work (Note: This Sandbox talk will be offered twice throughout the event. Check the schedule to confirm timings.)
Algum tempo depois de anunciada esta novidade, de forma indevida, a Google acabaria por retirar a informação do seu site dedicado à I/O, provando que quer manter algum secretismo sobre o Android M.
Mas antes de ser retirada essa informação do site da I/O foi possível obter o texto da sua descrição e também imagens do que este publicado.
Sem qualquer dúvida o Android M será a grane novidade da I/O 2015, mas vão existir outras que vão surgir durante o evento e que são muito interessantes também.
Da avaliação das sessões presentes é provável que a Google insista em tornar as notificações mais inteligentes, optimizando a forma como são apresentadas e informam com os utilizadores.
Há ainda referências claras á utilização da voz para controlar o Android, aumentado a interacção dos utilizadores com o sistema operativo e permitindo que muitas (novas) acções possam ser feitas sem tocar nos dispositivos.
É já no dia 28 deste mês que todas estas novidades vão ser conhecidas e que a Google trará a público o Android M e todas as suas novidades.