A Nokia tem conseguido manter-se no mercado com alguns smartphones icónicos. Para além da oferta de smartphones, a marca optou também por manter uma presença forte no que toca a telefones básicos.
Com a aposta a manter-se nestes equipamentos, surge agora uma proposta que vai mais longe e traz uma versão especial do Android. Este fará a ponte entre o universo Android e os telefones mais básicos que podemos ter.
Um novo telefone básico da Nokia
Ainda não é uma apresentação oficial, mas tudo aponta para que a Nokia esteja a trabalhar num novo smartphone básico. Estes são uma versão muito resumida do que podemos ter num telefone. Usam muitas vezes sistemas operativos proprietários. Servem uma faixa de consumidores que querem um equipamento para fazer telefonemas e pouco mais.
A Google parece que quer também uma parte deste mercado e, por isso, terá em preparação uma versão ainda mais básica do Android. Esta será tão simples que dispensa a interação com o toque no ecrã. Tudo poderá ser feito com o teclado do telefone.
No que toca a aplicações, este sistema deverá ter o mínimo e essencial. Estas vão basear-se na normal oferta Google, com o Chrome e o YouTube a serem uma presença garantida. Outra certeza é a presença do assistente da Google, que será chamado com um simples botão.
Uma nova versão do Android da Google
Esta não é a primeira vez que se fala nesta nova versão do Android. Depois do Android Go, esta nova versão seria ainda mais básica e adaptada a equipamentos com menos recursos e até sem ter um ecrã tátil.
A parceria com a Nokia é o ideal para a Google, uma vez que a marca tem uma experiência no que toca a telefones básicos. A sua oferta neste campo é grande e a Nokia conhece o que os consumidores querem destes equipamentos.
Caso seja real esta versão do Android vem competir com propostas como o KaiOS. Com versões minimalistas, os utilizadores conseguem uma experiência próxima de um smartphone, ainda que num equipamento básico.