Será um novo smartphone Android de gama alta. O coroar dos últimos dois anos de esforço e trabalho liderado pela também finlandesa HMD Global.
Certamente sabe que esta é a empresa que atualmente detém os direitos exclusivos para a utilização da marca “Nokia” em dispositivos móveis. Agora, será esta mesma empresa a lançar o irreverente Nokia 9 PureView.
Há vários meses que a Internet tem fervilhado com rumores alusivos a este smartphone Android. Pequenos sussurros que se foram acumulando até que já não pudessem ser contidos e, inevitavelmente, começaram as fugas de informação.
Será este o próximo smartphone Android da Nokia?
Temos agora uma fonte habitual, credível e com um imaculado histórico de fiabilidade. O senhor Evan Blass, responsável pela conta de Twitter @evleaks. É esta a entidade que agora nos agracia com uma imagem de corpo inteiro do Nokia 9 Pureview.
Existe também um pequeno vídeo de cariz promocional / introdutório que chega até nós através da publicação MySmartPrice. Aí podemos ver o smartphone em questão bem como a referência à plataforma Android One da Google que eventualmente fornecerá o software.
Nokia 9 PureView "Beholder." HNY pic.twitter.com/x4Kh3anP46
— Evan Blass (@evleaks) December 31, 2018
Com base nas imagens de imprensa recentemente divulgadas bem como o supracitado vídeo, pouco resta para a imaginação. Nesse sentido, teremos aqui um smartphone Android caracteristicamente elegante, com uma construção em vidro e estrutura metálica.
Dos rumores à realidade? O que esperar do Nokia 9 PureView?
O seu ecrã, alto e estreito, deverá apresentar um rácio / formato / padrão 18.5:9, adotando um display AMOLED de 5,9 polegadas segundo as fontes. A sua resolução deverá ascender aos 1440 x 2960 pixéis, preenchendo portanto o padrão QuadHD+.
Já no seu interior contamos com o SoC Snapdragon 845 da Qualcomm. Trata-se de um processador octa-core com uma frequência máxima de 2.8Ghz numa litografia de 10nm (nanómetros). Aqui, salvo se a Nokia decidir utilizar o mais recente e poderoso Snapdragon 855.
Igualmente importante será a sua configuração de memória RAM e armazenamento interno. Nesse sentido, as fontes citadas sugerem um total de 6 a 8GB de RAM bem como 128GB a 256GB de armazenamento interno expansível via cartão de memória microSD.
Uma câmara com 5 sensores adornará a sua traseira
Contudo, o seu aspeto mais marcante será sem dúvida a câmara fotográfica principal localizada na sua traseira. Com uma miríade de sensores e lentes, teremos um total de 5 módulos fotográficos bem como o selo de aprovação da ZEISS.
Sim, tem um aspeto estranho, mas deixa-nos extremamente curiosos quanto às suas aplicações práticas. Infelizmente, para já não temos nenhuma fonte credível que nos dê alguma luz sobre a resolução, configurações de lente e capacidades da câmara.
Tal como podemos ver pelas imagens e vídeo, teremos um hexágono na traseira deste smartphone Android. Aí estarão localizados os 5 módulos fotográficos bem como o flash dual-LED, bem como aquilo que aparenta ser um módulo de infravermelhos para medição e cálculo da distância focal.
O Nokia 9 PureView utilizará a plataforma Android One da Google
Igualmente importante é a sugestão da presença do leitor de impressões digitais já embutido no ecrã do Nokia 9 PureView. Por conseguinte, caso tal se venha a materializar, teremos aqui o primeiro smartphone Android da marca a adotar esta tecnologia de autenticação e reconhecimento do utilizador.
Entretanto, podemos também salientar a referência ao carregamento sem fios neste smartphone Android, tal como é sugerido no vídeo. Já a capacidade da sua bateria, temos apenas um rumor algo dúbio, sugerindo um total de 4150mAh.
Em suma, temos aqui um leque de características técnicas de luxo para o suposto Nokia 9 PureView. Por outro lado, o seu software será fornecido pela própria Google através do programa Android One.
É seguro dizer que o Nokia 9 PureView chegará às mãos dos consumidores já com o mais recente Android Pie, a versão 9.0 deste sistema operativo. Mais ainda, utilizará uma versão pura / “stock” desta plataforma.
Poderá este ser o próximo topo de gama da Nokia? E se sim, quanto estariam dispostos a pagar por um terminal com estas características?