A Nokia é uma das fabricantes de dispositivos móveis mais icónicas das últimas décadas, primeiramente pelos seus telemóveis e, agora, pelos seus telemóveis inteligentes. Em breve, sob a alçada da HMD Global, chegará um novo smartphone Android, o Nokia 1 Plus.
Tal como o seu nome indica, estaremos na presença de um smartphone extremamente económico. Um terminal de entrada, com características muito modestas mas, ainda assim, com o cunho de qualidade que associamos à marca.
Com efeito, surgiram agora várias informações, vários detalhes que nos permitem dar a conhecer este futuro smartphone Android. Mais ainda, este Nokia 1 Plus deverá ser apresentado no final do próximo mês, durante o MWC 2019, em Barcelona.
O Nokia 1 Plus deverá ser apresentado durante o MWC 2019
Acredita-se que este novo smartphone Android venha reforçar ou mesmo substituir o Nokia 1, lançado na primeira metade de 2018. Será, portanto, uma nova opção para o segmento de entrada.
Nesse sentido e tal como o seu antecessor, teremos aqui o software fornecido pela plataforma Android Go, da Google. Poderá inteirar-se de todos os pormenores desta plataforma Go, aqui no Pplware.
Podemos ver, acima, o seu semblante. Os principais traços do painel frontal do Nokia 1 Plus. Somos assim confrontados com um retângulo perfeito, de cantos levemente arredondados. Temos ainda o logotipo da Nokia no canto superior esquerdo bem como a câmara fotográfica frontal, na lateral oposta. Com algum esforço, conseguimos ainda adivinhar a diagonal do seu ecrã e umas margens consideráveis.
Já de acordo com fontes próximas da marca, o Nokia 1 Plus terá um ecrã mais alto e estreito, seguindo assim o padrão 18:9. Em seguida, ao ao nível da resolução teremos aqui 480×960 píxeis para o seu ecrã IPS LCD.
Podemos ainda apontar a densidade de 213 píxeis por polegada no ecrã deste smartphone Android. Em seguida, temos também referência ao sistema operativo, o Android Pie 9.0, a sua mais recente versão.
Android Pie 9.0 na edição Android Go?
O Nokia 1 Plus será um candidato ideal para usufruir da edição Go do Android Pie 9.0 tendo em conta as suas modestas características. Temos ainda a referência a 1GB de memória RAM, sem indicação do seu armazenamento interno.
Em seguida podemos ainda referir o modelo do seu processador, o SoC MT6739 da chinesa MediaTek. Na prática, temos aqui um total de 4 núcleos – Cortex A-53 – de processamento (quad-core) e uma frequência máxima de 1.5Ghz.
Será um smartphone Android extremamente económico
De momento não temos qualquer informação relativamente ao seu preço de venda ao público. Contudo, olhando para o seu antecessor o seu custo não deverá superar os 120€ em Portugal.
Em suma, contamos agora com a sua apresentação durante o Mobile World Congress em Barcelona, juntamente com o topo de gama, o Nokia 9 PureView com as suas 5 câmaras.
Entretanto, é provável que surjam novas informações sobre este smartphone Android e claro, estaremos atentos. Poderá este Nokia 1 Plus ser bem recebido em Portugal?