Pplware

Nexus 6P e 5X não vão poder usar uma novidade do Android 8

Os últimos Nexus que a Google colocou no mercado estão ainda a receber atualizações do Android, se bem que algumas funcionalidades demoram a chegar.

A mais recente versão, o Android 8, tem algumas novidades que aparentemente não vão conseguir ser usadas por estes dois telefones da Google.


Os Nexus 6P e 5X parece que estão limitados em algumas das funcionalidades do Android 8. Apesar de terem acesso às versões de testes desta nova versão do Android, há quem se esteja a queixar de algumas lacunas.

Em concreto, estes dois modelos parecem estar a não conseguir usar a transmissão de áudio via Bluetooth AptX, uma das novidades desta versão. Estes novos protocolos da Qualcomm permitem que a transmissão de áudio seja feita com uma muito menor latência, o que permite uma melhor qualidade de áudio.

A certeza da inexistência do suporte para este novo protocolo veio da própria Google, quando um dos utilizadores das versões teste questionou a Google. A resposta foi direta e concreta, sendo a falha marcada com um “Won’t Fix” e uma mensagem a indicar que esta novidade não seria suportada.

Esta inexistência de suporte é estranhada por muitos, porque outros smartphones com chipsets iguais têm suportes para Bluetooth AptX.

Não é a primeira vez que a Google deixa estes dois smartphones de fora das novidades do Android. Já antes o Nexus 6P ficou durante algum tempo sem suporte para gestos no sensor de impressões digitais, algo que a Google acabou por inverter.

Com o Android 8 esperado para o final do verão, há ainda tempo para a Google tentar reverter esta situação e, caso haja suporte, trazer para os Nexus o Bluetooth AptX.

Exit mobile version