Os sistemas móveis precisam de ter ferramentas de partilha. A Google sabe disso e por essa razão tem tentado ao longo dos anos criar a solução para o Android, que permita enviar e receber ficheiros e dados, de forma simples e direta.
Depois de várias tentativas, surge agora a que muitos esperavam e era falada há já algum tempo. O Nearby Share foi apresentado de forma oficial e estará disponível para todos a partir de hoje. É hora de conhecer como funciona o Nearby Share.
Chegou finalmente o Nearby Share
Há muito que se fala do Nearby Share. Esta é a mais recente solução de partilha de ficheiros da Google para o seu sistema operativo móvel. Centrada no Android, permite que de forma simples e rápida, possam ser enviada e recebida informação essencial.
Do que a Google revelou, o Nearby Share vai poder usar tanto o Bluetooth, Bluetooth Low Energy, WebRTC e o Wi-Fi para essa partilha. Assim, os utilizadores podem rapidamente passar os seus dados para os seus contactos.
Simples e prático de usar no Android
A vantagem desta novidade é a sua simplicidade de utilização. O utilizador não tem de se preocupar com configurações ou lançar qualquer app. Para fazer a partilha basta abrir o menu de partilha e a novidade estará presente.
Depois, e com a mesma simplicidade, surgirá uma lista de equipamentos próximos e que podem receber ficheiros por este serviço. O final, depois de escolhido o destino, é a passagem do ficheiro ou da informação para o destinatário.
A Google alargou-o a outros dispositivos
A integração do Nearby Share, como se esperava, não se vai limitar ao Android e será aberta também ao Chrome OS e ao Chrome. Assim, a partilha poderá ser feita com qualquer equipamento dos utilizadores, sem terem de estar presos a um ecossistema.
O Nearby Share está agora a ser disponibilizado a todos os utilizadores Android com pelo menos a versão 6. Uma vez que está baseado no Google Play Services, bastará a atualização deste componente para que esta novidade seja disponibilizada.