Hoje, dia 14 de Novembro, assinala-se o Dia Mundial da Diabetes, uma doença que afecta já quase 1 em cada 11 adultos e 542 mil crianças tem diabetes tipo 1 em todo o mundo. A doença parece estar imparável.
Para marcar o dia e para ajudar todos aqueles que convivem com a diabetes diariamente, hoje damos-lhe a conhecer uma app, a mySugr.
O Dia Mundial da Diabetes foi criado em 1991 e reconhecido pela ONU desde 2007. Este ano o Dia Mundial da Saúde foi dedicado à Diabetes, doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde, continuará a aumentar se “acções drásticas” não forem tomadas.
Os maus hábitos alimentares, o estilo de vida pouco saudável e o envelhecimento da população são factores que, conjugados, têm contribuído para este aumento. Se a nível mundial os números de doentes são assustadores, é ainda mais alarmante quando Portugal, segundo a OCDE, surge como o terceiro país com maior taxa de prevalência de diabetes e, anualmente, são registadas cerca de 9000 mortes devido à doença.
Neste dia, nem a Google se esqueceu de homenagear o canadiano Frederick Banting, o prémio Nobel da Medicina em 1923, pela descoberta do tratamento da diabetes através da insulina.
Hoje em dia, a tecnologia móvel é indispensável na vida de muitos de nós e, assim, vale a pena dar a conhecer uma aplicação móvel que será o companheiro ideal de quem sofre de diabetes.
mySugr
A mySugr é uma aplicação gratuita, disponível para Android e iOS, criada para pessoas com diabetes por diabéticos, dando a estes a possibilidade de elaborar um diário da doença, facilitando a rotina de um doente.
Através desta aplicação, o utilizador poderá fazer uma monitorização de vários indicadores, como a glicemia, as tomas de insulina, medicamentos, os alimentos consumidos, o próprio peso, entre outros, de forma a poderem controlar a doença.
Todos estes dados poderão, posteriormente, ser analisados através de representações gráfica e exportadas para CSV. Existe uma versão Pro que irá, obviamente, oferecer mais funcionalidades aos utilizadores, que poderá compensar, mediante as suas necessidades.