Para os fãs da Xiaomi, esta altura do ano é sinónimo de lançamento de uma versão da MIUI, a interface Android desenvolvida pela marca chinesa.
Embora tenham surgido muitas notícias falsas nestes últimos dias, um moderador do fórum oficial anunciou que a MIUI 9 está para breve.
Quem acompanha o mundo da tecnologia, tem conhecimento do crescimento que a Xiaomi tem. Se a marca chinesa é conhecida pelos seus produtos, como smartphones, smartbands e baterias externas, tem também no seu portfólio outros valores como a sua interface Android personalizada, a MIUI, que tantos seguidores tem reunido nos últimos tempos.
O que é e como funciona a MIUI?
Nos seus smartphones, a Xiaomi não utiliza o chamado Android puro. Em vez disso, utiliza uma interface baseada em Android, chamada MIUI que, independentemente da versão base de Android que usa, mantém o visual do software uniforme entre todos os modelos, assim como tenta levar as principais funções a todos os modelos. Desta forma, a Xiaomi consegue desenvolver as suas próprias evoluções para todos os modelos, fazendo com que smartphones com Android 7.0 Nougat ou Android 4.4 Kit Kat, não apresentem diferenças significativas entre si.
A MIUI destaca-se também no panorama das atualizações. Embora a marca chinesa não atualize todos os seus modelos para as últimas versões do Android, todos os modelos suportados pela última versão da MIUI recebem periodicamente atualizações, estando dependente da versão da ROM. Na ROM Beta, ou Developer, as atualizações são semanais, e chegam todas as sextas-feira, enquanto na ROM estável as atualizações são mensais.
Além disso, a Xiaomi implementa sempre os últimos patchs de segurança de dois em dois meses, levando a que, muitas vezes, sejam implementadas primeiro que a própria Google.
MIUI 9 – Quando sairá finalmente?
Com o aproximar de uma nova versão, como vem sendo habitual, começam a surgir cada vez mais rumores sobre a nova versão da MIUI.
Das notícias que tem circulado nos últimos dias pela internet, como o screenshot da MIUI 9 e a lista de modelos que serão atualizados para o Android 7.0 Nougat, nenhuma delas é verdadeira, tendo sido desmentidas e intituladas como falsas pelo moderador do fórum oficial da MIUI. No caso do screenshot, trata-se apenas de um tema desenvolvido para a MIUI 8 por um fã da marca, mostrando a sua visão para a nova versão. Já a lista de atualizações, foi lançado por um utilizador no Weibo, e não representa a posição oficial da empresa.
Sobre o seu lançamento, o moderador anunciou que, segundo informações de um responsável, a MIUI 9 irá sair até ao dia 16 de agosto. No entanto, espera-se que as novidades sejam lançadas ainda no mês de julho, com a beta a ser lançada ainda este mês. Já a versão final deverá sair até agosto, isto claro, se seguir a calendarização dos últimos anos.
Que novidades se esperam da MIUI 9?
Referente às novidades da MIUI 9, a Xiaomi tem guardado bem o segredo e não tem deixado sair muita informação. A marca chinesa prometeu focar-se na simplificação de utilização do sistema, no desempenho e na autonomia. Do que já se sabe, esta nova versão irá agrupar algumas das novidades introduzidas no Android 7.0 Nougat e no Android 8.0. Além disso, irá finalmente trazer o suporte para PiP (Picture-in-picture) e ecrã dividido, algo que já era pedido à imenso tempo.
Como já é costume, a MIUI 9 não estará associado a uma versão Android específica, podendo ser baseada desde o Android 4.4 Kit Kat ao Android 7.0 Nougat, mantendo o aspeto e grande parte das funções entre as funções.
Outro grande feito, é a possibilidade do Mi 2 receber esta nova atualização, fazendo com que um smartphone de 2012, continue a receber as últimas novidades.
Faltam assim pouco tempo para conhecermos a versão renovada desta interface Android, que promete trazer uma grande alteração face à MIUI 8.