Pplware

Microsoft Launcher – O seu smartphone sincronizado com o PC

Não tendo tido o sucesso esperado com o seu sistema operativo, a estratégia da Microsoft passa agora por apostar nas aplicações para os dois sistemas mais utilizados, o Android e iOS.

Depois de dar a conhecer a versão mobile do seu navegador Edge, chega agora o Microsoft Launcher.


O mundo dos dispositivos móveis está com um forte crescimento, havendo cada vez mais utilizadores a fazer uso dos smartphones e tablets para aceder aos conteúdos e informação. Apercebendo-se desta evolução, a Microsoft tem tentado nos últimos anos entrar neste mercado, sem que tenha tido um grande sucesso até ao momento.

Depois de uma tentativa falhada de desenvolver o seu sistema operativo, não por falta de qualidade mas sim por falta de aplicações e adoção por parte dos utilizadores, a Microsoft pretende agora virar-se para o desenvolvimento de aplicações para os dois sistemas principais, o Android e o iOS.

Microsoft Launcher – A aposta na personalização, informação e sincronização

Após termos conhecido a adaptação do seu navegador para mobile, com o Edge a chegar ao Android e iOS, a gigante americana desvendou agora o Microsoft Launcher, uma evolução do Arrow Launcher com um novo nome, que irá dar um novo aspeto ao seu smartphone ao mesmo tempo que o interliga ao seu PC com Windows 10.

Com o novo Microsoft Launcher, é pretendido um foco em três pontos: a personalização, o acesso à informação e a sincronização com o Windows 10.

A nível de personalização, vai ser possível definir gestos para completar diversas ações, mudar as cores e aspeto da interface, alterar os ícones, configurar o tamanho e disposição dos ícones no ecrã inicial, ocultar aplicações, entre várias outras opções.

Para poder aceder a todo o tipo de informação, a Microsoft desenhou um painel disponível no último separador à esquerda, tal como acontece no Google Now Launcher, que agrega vários tipos de informações como os compromissos na agenda, as fotos tiradas recentemente, as últimas comunicações, notícias, entre outros. Foi também adicionada uma barra de pesquisa universal que permite pesquisar dados internos e externos ao dispositivo, ou seja, na mesma pesquisa, o sistema tanto irá procurar conteúdo no dispositivo como num motor de pesquisa. Para a pesquisa na Internet vem definido por padrão o Bing, no entanto é possível escolher o Google para quem prefira.

Por fim, este launcher também permite a sincronização com o Windows 10. Para isso, será necessário fazer login na conta Microsoft e, através das definições do seu PC Windows 10, associar o smartphone à conta. Além da associação do smartphone é também necessário ter a última atualização do Fall Creator instalada. Depois de tudo configurado, vai poder enviar para o PC conteúdos Media ou links, de forma a poder vê-los num ecrã de maiores dimensões. Por enquanto as opções de sincronização são muito limitadas, mas poderá sempre utilizar a Cortana (não disponível em Português de Portugal) para uma interação mais profunda.

Como instalar o Microsoft Launcher?

Atualmente, o Microsoft Launcher encontra-se em Beta e é necessário pedir acesso a esta versão Preview.

Para isso deverá aceder à página de pedido para testar e aceitar fazer parte do programa de testes. Depois basta instalar normalmente a aplicação na Play Store.

A configuração da aplicação é simples e rápida e todas as novidades e modos de aceder são explicados num pequeno tutorial exibido na primeira vez que se usa a aplicação.

A Microsoft aposta assim na personalização do Android, com a disponibilização do seu próprio launcher. Ao longo do tempo iremos de certo ver algumas alterações, especialmente na multiplicação do número de sincronizações que iremos poder fazer entre o dispositivo e o PC.

Exit mobile version