Pplware

Criador do Mandrake Linux prepara a sua versão do Android

O Android é uma imagem de marca da Google e todos conhecem este sistema operativo móvel. O que muitos desconhecem é que este SO é completamente aberto e qualquer um pode contribui e criar a sua própria versão.

É precisamente por isso que Gaël Duval, fundador do Mandrake Linux, resolveu criar a sua própria versão do Android, à imagem do que muitos outros já fizeram, deixando de fora todas as apps da Google.


Apesar de quase todos os smartphones Android usarem a versão da Google, existem muitos que optaram por deixar de fora as apps da gigante das pesquisas e usam versões alternativas, criadas por comunidades que se empenham em adaptar estas versões para o máximo de hardware possível.

O conhecido criador do Mandrake Linux resolveu embarcar num novo projeto e criar a sua própria versão, o eelo. As razões para este projeto são simples e baseiam-se no desapontamento que Duval tem com o software que a Google coloca na sua versão.

O eelo é ainda um trabalho em curso e, por agora, é apenas e só um fork do LineageOS, o projeto que foi começado pela equipa que saiu da CyanogenMod. O empenho parece ser grande e há até datas bem definidas para as diferentes etapas que se avizinham.

Esta nova versão vai deixar de lado as apps da Google, optando por versões abertas dos principais serviços. O Google Maps será substituído pelo OpenMaps, o NextCloud ou o OwnCloud deverão render o Google Drive e a Play Store será trocada pela F-Droid e a APKPure.

Por agora o eelo está em campanha no Kickstarter, onde o seu criador pretende angariar verbas para pagar aos programadores que vão fazer avançar o eelo e os serviços que ele necessita.

Esta poderá ser mais uma versão que vingue no universo Android, mas o passado tem mostrado que poucas são as versões que se têm conseguido manter e que mesmo estas são apenas um nicho e não conseguem angariar muitos utilizadores.

Exit mobile version