Pplware

Malware Ghost Push afecta 600 mil utilizadores do Android por dia

O Malware tem sido nos últimos anos a grande ameaça das plataformas móveis e não parece que haja alterações/mudanças para breve. No que diz respeito às plataformas móveis o Android, como sabemos, é uma das exploradas até porque é esta a plataforma que concentra o maior número de utilizadores à escala mundial.

No que diz respeito ao malware, segundo um relatório recente da Cheetah Mobile, o malware Ghost Push afecta 600.000 utilizadores do Android…por dia! Conheça as apps infectadas.

Depois de informarmos que a Loja de Apps da Apple está a ser atacada por malware, onde curiosamente foram descobertas 39 aplicações infectadas, a Cheetah Mobile informou que existem também 39 aplicações para Android infectadas com o malware Ghost Push.

De acordo com a investigação feita, são mais de 600.000 os utilizadores do Android que são afectados diariamente por este malware, à escala mundial.

Mas quais as apps infectadas?

Como referimos no total são 39, sendo que algumas delas são bastante conhecidas como é o casa da app da Amazon, Talking Tom 3, etc.

Como funciona este malware?

Basicamente o problema começa quando o utilizador instala as apss referenciadas fora da loja oficial da Google. O malware tem a capacidade de se instalar a ele próprio no sistema e depois os responsáveis por tal ameaça podem até ganhar dinheiro com publicidade das apps instaladas. Não há qualquer referência a ransomware e, segundo a Cheetah Mobile, este malware é muito difícil de remover.

 

Para saber se o seu equipamento está infectado, podem usar uma das seguintes apps: Clean Master ou CM Security. O Ghost Push tem vindo a atacar utilizadores especialmente na Europa, Russia, Medio Oriente e China.  Este malware já afectou cerca de  14.847 tipos de smartphones de 3.658 marcas.

Via Cheetah Mobile

Exit mobile version