O LineageOS veio revolucionar o mundo Android. Esta é uma ROM que muitos adotam sempre que querem dar uma nova vida aos seus smartphones. Mantém a essência do Android, mas liberta os utilizadores de muito do peso deste sistema.
Depois de vários meses em que esteve afastado dos smartphones da Xiami, o LneageOS regressa agora estes equipamentos. Atualizou-se para os receber e trouxe mais novidades a outras marcas de smartphones.
Depois do fim do Cyanogen em 2016, o LineageOS surgiu das suas cinzas e deu continuidade ao trabalho que vinha a ser feito. Esta ROM renasceu e todo trabalho da enorme comunidade veio torná-la ainda mais abrangente.
O LineageOS voltou aos Xiaomi
Ao longo dos anos tem conseguido crescer e chegar a cada vez mais smartphones. Agora, alguns meses depois de interromper o acesso aos Xiaomi por questões legais, o suporte para estes equipamentos voltou. Mais do que regressar, foi também atualizado.
Assim, o LineageOS pode agora ser novamente usado nos Xiaomi, onde coloca a versão 16 desta ROM. A lista de equipamentos é longa, mostrando que o suporte para estes equipamentos está eventualmente garantido por mais algum tempo.
Novidades para mais smartphones Android
Para além da família Xiaomi, há mais novidades no suporte dado pelo LineageOS. Temos assim a atualização dos LG G3 (d855) e Motorola Moto X 2014 (victara), que passam da versão 15.1 para a versão 16. Este salto passa-os do Android 8.1 Oreo para o Android 9 Pie.
Por fim, reportaram o fim do suporte da versão 15.1 do LineageOS para os BQ Aquaris X (bardock) e BQ Aquaris X Pro (bardockpro). A razão apontada é simples e baseia-se na utilização exclusiva de builds baseadas da versão 16.0. Esta está já eventualmente madura o suficiente para ser usada no dia a dia.
Espera-se que o LineageOS continue a crescer como tem acontecido. Há ainda a vontade de que continue a dar resposta aos problemas de todos os que querem decerto dar uma nova vida aos seus smartphones Android.