Pplware

La Liga: App da liga espanhola de futebol espia os seus utilizadores

As questões de segurança e de privacidade têm estado na ordem do dia há já algum tempo, estando os utilizadores cada vez mais alertados para estas questões. Uma recente descoberta veio mostrar que a app La Liga, da liga espanhola de futebol, regista áudio e localizações dos utilizadores sem o conhecimento destes.


Pode não parecer normal, mas a app oficial da liga de futebol espanhola para Android está a recolher informações sobre os utilizadores sem que estes tenham perceção desta situação, provavelmente violando regras estabelecidas no Android.

A recolha de dados da app La Liga

Segundo a informação disponibilizada, a recolha desta informação é feita para que sejam detetadas situações em que transmissões de vídeo não autorizadas são feitas. Esta identificação é feita pela recolha do áudio e identificação de padrões esperados. Sempre que uma destas situações é detetada, é recolhida a localização dos utilizadores, e outros dados, e estes são enviados para um ponto central.

Claro que o acesso a estes elementos é pedido no momento da instalação da app, não sendo no entanto claro o propósito dos mesmos e não indicando em qualquer momento, de forma clara, da recolha destes elementos.

As razões para a recolha no Android

A La Liga já veio a público explicar em detalhe esta situação e esclarecer os utilizadores para a utilização que é feita e o propósito da mesma. Foram ainda indicados quais os dados recolhidos e em que situações.

Do que se sabe, esta é uma situação que apenas acontece no sistema Android, não sendo usada esta medida no iOS. A recolha também parece estar limitada ao território espanhol e é feita apenas em momentos em que os jogos estão a ser transmitidos.

Está esta app a espiar os utilizadores?

Apesar de a afirmação da La Liga de que esta foi uma medida aplicada apenas a 8 de junho, não deixa de ser preocupante a forma como foi implementada sem o consentimento explicito dos utilizadores. A justificação apresentada para esta prática assenta nos elevados valores de dinheiro que estão a ser pedidos com as transmissões ilegais dos jogos da liga espanhola.

Exit mobile version