Para muitos, o Kiwi Browser é uma das melhores propostas para navegar na Internet no Android. Este é um browser totalmente de código aberto para Android, mas o seu fundador revelou agora uma má notícia. O Kiwi Browser terminou e vai deixar o mundo da tecnologia. O seu fundador, Arnaud Granal, anunciou o fim deste browser no servidor oficial Discord e no repositório GitHub.
O Kiwi Browser chegou ao fim no Android
O seu criador revelou que o Kiwi Browser está agora arquivado. Este browser foi retirado da Google Play Store no momento recentemente, mas a sua versão mais recente está disponível no GitHub para download. Há a recomendação para quem quiser ainda testar esta proposta, para ter cuidado com a origem, pois espera-se que surjam versões adulteradas e mal intencionadas.
Para justificar o fim do Kiwi Browser, Arnaud Granal declarou que “os browsers são muito complexos de manter e exigem um longo compromisso”. Além disso, o “problema” é que o Kiwi recebe 1 milhão de downloads mensais, isto é “demasiado”, por isso os utilizadores acumulam com o tempo, e todos querem algo novo e atualizações (o que é razoável).
O fim deste browser acontece depois de mais de meia década de existência. A história desta proposta revela que este browser Android baseado em Chromium foi lançado pela primeira vez em abril de 2018 e adicionou suporte para extensões do Chrome em abril de 2019. No entanto, foi em abril de 2020 que o navegador Kiwi se tornou totalmente de código aberto.
Usar extensões não vai desaparecer
Além de suportar extensões do Chrome, este browser oferecia funcionalidades únicas e de grande interesse para os utilizadores. Aqui tínhamos o modo noturno, o bloqueio de anúncios integrado, melhorias de desempenho, suporte para uma utilização fácil com uma mão e uma barra de endereço inferior opcional.
A boa notícia é que algo (quase) único do Kiwi não se vai perder. O código de extensões do Kiwi Browser foi integrado na versão Canary do Microsoft Edge, acrescentou Granal. Os interessados podem seguir as instruções fornecidas pelo fundador para instalar as extensões no Edge Canary para Android.
Quem ainda tem o Kiwi Browser instalado no Android pode continuar a utilizar este browser enquanto funcionar. O fundador sugeriu procurar alternativas como o Mozilla Firefox, Vivaldi e Edge Canary. Uma ferramenta destas desatualizada não terá novas funcionalidades e estará vulnerável a riscos de segurança indesejáveis.