O domínio do Android nos dispositivos móveis é inegável. Com uma quota de mercado superior a qualquer outro sistema, tem, no entanto, uma disparidade de versões ainda em uso.
Os dados de utilização do Android mostram regularmente um crescimento das versões mais recentes e Junho não foi excepção. Este foi o mês em que o Android Marshmallow registou o maior crescimento.
Agora que o Android Nougat está anunciado, é hora da Google preparar a sua versão final. Mas a versão 7.0 do Android ainda não tem expressão nos números de utilização, por ser apenas uma versão de testes, limitada aos dispositivos Nexus.
Depois de em Junho se ter mostrado que o Android Marshmallow estava finalmente a ocupar a sua posição natural, este último mês mostrou um crescimento ainda maior.
O salto dado de 3,2%, dos 10,1% para os 13,3%, mostra que finalmente as marcas estão a adoptar esta versão nos seus equipamentos, quer nos novos quer nos que já estão nos consumidores. No mês passado, várias foram as marcas que finalmente disponibilizaram a actualização para o Android Marshmallow.
Todas as restantes versões mostram um decréscimo de utilização, revelando que os utilizadores estão a trocar de equipamentos e a optar por modelos com versões do Android mais recentes. Mesmo com esta diminuição, o Android Lollipop é quem domina, com mais de 35%.
Com várias marcas a mostrar interesse no Android 7.0, este prepara-se para provavelmente conseguir uma boa posição no universo Android quando for lançado.
O passado mostra que dificilmente o conseguirá, mas a aposta da Google neste novo sistema é grande. O Android Marshmallow, com 8 meses está ainda com pouco mais de 10%, o que está longe do que a Google esperaria.