Pplware

Intel lançou aplicação para controlar novos Compute Stick

Cada vez mais começam a surgir alternativas aos tradicionais computadores. São pequenas máquinas que dispensam a maioria dos periféricos e que têm dimensões reduzidas.

A Intel tem estado na frente desta grande revolução e o seu Compute Stick prepara-se para ser o padrão para esta linha de máquinas. A marca lançou agora um complemento perfeito para poder controlar remotamente estas pequenas grandes máquinas.

São várias as vantagens que estas novas máquinas têm, desde as suas pequenas dimensões até à forma como podem ser usadas, livres de qualquer alimentação eléctrica. Ligadas a qualquer porta HDMI e a uma alimentação USB, o Compute Stick garante toda a potência de um normal computador.

Mas as suas dimensões trazem também algumas limitações, nomeadamente nas portas USB que estão limitadas a uma única e que deve albergar tanto o rato como o teclado.

Para solucionar este problema, a Intel disponibilizou uma aplicação Android onde tudo pode ser controlado. O Intel Remote Keyboard concentra na mesma aplicação o teclado e o rato e permite controlar qualquer Windows 8.1 remotamente sem qualquer complicação.

Claro que, para poder funcionar de forma integrada, não basta apenas a aplicação Android. É também necessária uma aplicação para o Windows, que pode ser obtida directamente do site de downloads da Intel.

anterior próxima

Para garantir que não existe utilização abusiva e elevados níveis de segurança, a autenticação do Intel Remote Keyboard recorre a um código QR, gerado na hora, que deve ser lido para associar os dois equipamentos.

Depois de emparelhados, todo o controlo do Compute Stick fica alojado na aplicação. A área de controlo do rato é generosa e permite que simulem os vários cliques do rato e até o scroll. Quanto ao teclado, é um normal qwerty que até a tecla do Windows tem presente.

Claro que esta aplicação não está limitada ao Compute Stick e pode ser usada em toda a variedade de equipamentos desta linha que começam a existir. A ideia da Intel é tornar o NUC e o Compute Stick padrões na indústria e colocá-lo a substituir máquinas completas e muito maiores.

Esta aplicação vem, assim, simplificar o controlo destes computadores, libertando a única porta USB disponível para serem ligados outros periféricos mais importantes e essenciais.

Exit mobile version