Há já vários meses que se sabe que a Google estará a preparar algo de diferente no ramo dos smartphones. Espera-se o lançamentos de dois novos smartphones da gama Nexus, sendo os fabricantes escolhidos para 2015 são a LG e a Huawei.
O que ainda não se sabia era que dispositivos cada uma das marcas colocaria no mercado, mas novas informações dão agora como certo ser a LG o fabricante do novo Nexus 5.
As novas informações foram obtidas pelo site AndroidPIT e provêem de uma fonte interna da própria LG.
Esta deu a conhecer que a LG será o fabricante deste novo Nexus, que deverá trazer de volta dimensões mais pequenas a este dispositivo da Google.
Algo que foi também revelado é que, ao contrário do que tem acontecido nos restantes modelos da gama Nexus, o novo dispositivo será construído de raiz e que não se baseará no num modelos que a marca tenha no mercado.
O modelo mais óbvio para ser a base do novo Nexus 5 seria o mais recente smartphone da marca, o LG G4.
A decisão de não usar um modelo já criado não é nova e já o Nexus 6 teve essa abordagem tendo sido criado de raiz pela Google e pela Motorola.
Ainda sem qualquer confirmação oficial sobre o seu lançamento, espera-se que o novo Nexus chegue ao mercado ao mesmo tempo que a nova versão do Android, a M.
Se a Google seguir as mesmas alturas para lançamento que antes usou, o novo Nexus deverá ser apresentado no final de Setembro ou principio de Outubro deste ano.
Há no entanto alguns rumores, insistentes, que dão como certa a chegada do Android M para o mês de Agosto, conseguindo a Google antecipar-se à concorrência e ao que tem sido o seu calendário.
Com esta informação fica apenas por conhecer e/ou confirmar o papel da Huawei. Dado como certa para a construção do segundo Nexus, a marca Chinesa terá a seu cargo a construção do herdeiro do Nexus 6.
Este equipamento de dimensões maiores não tem conseguido convencer os consumidores e por isso as suas vendas têm estado muito abaixo do que a Google esperaria.
A Huawei tem já alguma experiência na construção de phablets e por isso poderá ser o parceiro ideal para conseguir criar ou adaptar um dos seus equipamentos.
Poderá ser muito bem o sucessor do Mate 7 a dar corpo à segunda proposta da Google ou, tal como agora se sabe que será feito pela LG, a marca Chinesa poderá criar um modelo de raiz.