Nos últimos meses, a Huawei tem tentado entrar no mercado americano, embora com grandes obstáculos.
Depois de falhadas as negociações com a AT&T, a marca chinesa poderá mesmo abandonar o mercado dos Estados Unidos.
Com o objetivo de chegar ao topo do mercado dos smartphones, a Huawei tem procurado estar presente nos principais mercados mundiais. Depois de conquistar a Ásia e a Europa, a marca chinesa definiu os Estados Unidos como o passo seguinte a dar na sua expansão.
Depois de ter tudo preparado para a entrada no mercado americano, onde estava englobada uma parceria exclusiva com a AT&T, vários contratempos e imposições do governo fizeram os acordos cair, dificultando o sucesso da marca neste mercado.
Embora inicialmente o CEO da empresa chinesa tenha afirmado que não iria desistir e que ia atacar o mercado dos desbloqueados através de lojas como a Amazon, novas informações apontam para que afinal a marca possa recuar na sua intenção, pelo menos temporariamente.
Segundo avança o New York Times, a gigante chinesa colocou em laid off cinco colaboradores da Huawei americana, incluindo William Plummer, um executivo sénior responsável por aquele mercado, o que poderá indicar uma abrandamento ou mesmo um retirar da presença naquele mercado.
Embora ainda não haja nenhuma informação oficial por parte da Huawei, as várias pressões para a não comercialização e adoção dos seus produtos têm dificultado a sua expansão e aceitação. Fica agora a dúvida se a marca chinesa irá mesmo sair do país ou se irá apenas reorganizar internamente para desenvolver uma nova estratégia e tentar ganhar a confiança dos responsáveis e reguladores americanos.
Huawei P20 e P20 Pro tem sido um sucesso
A nova aposta da marca chinesa no segmento alto tem dois nomes: Huawei P20 e P20 Pro. Estes dois modelos foram apresentados recentemente e representam um salto qualitativo face ao seu antecessor, com foco na fotografia.
Segundo os dados avançados pela Huawei, depois de ser colocado à venda na China na última quinta-feira, os primeiros 10 segundos de venda renderam 15 milhões de dólares, mostrando o impacto que este modelo está a ter no mercado.