Em outubro próximo a tecnológica chinesa deverá apresentar o novo Huawei Mate 30 Pro. Este será o líder da gama que habitualmente fecha o ano com chave de ouro, sendo o ápice da inovação da empresa durante esse período. Assim, para o smartphone Android de topo, a versão Pro, teremos notórias mudanças.
Entre elas, caso as imagens sejam verídicas, teremos uma reformulação das suas câmaras.
Ao passo que a atual geração (Mate 20), apresenta uma configuração quadrangular do seu módulo fotográfico, em 2019 isto pode mudar. Ao propósito já vimos imagens de capas de proteção para o suposto smartphone Android em questão. Entretanto, vemos agora esta representação digital do mesmo, correspondente.
Em outubro teremos o Huawei Mate 30 Pro
Apesar de ser manifestamente cedo para tirarmos conclusões definitivas, o material começa já a circular na internet. Desse modo, torna-se necessário dar a conhecer as várias teses avançadas, sendo esta uma das mais populares. Assim, temos já diante do nós um novo Huawei Mate 30 Pro, com um peculiar design.
Ao propósito, recordamos que também a Motorola utiliza uma configuração similar. Agora, temos o novo render com quatro câmaras visíveis, bem como a referência ao zoom ótico de 5x. Igualmente presente é a referência à Leica, tal como às especificações das lentes e demais parâmetros “Vario SUMILUX-H”.
Acima podemos ver o render no seu tamanho total, bem como a pormenorização das câmaras. Ao propósito, apontamos que a imagem digital foi divulgada na rede social Weibo, predominante na China. No entanto, há já mais material em circulação que afirma retratar este smartphone Android, o próximo “Mate”.
O design do próximo smartphone Android
Este mesmo smartphone tem despertado a atenção de reconhecidos artistas digitais como o responsável pelo perfil de Twitter @bengeskin. Ao propósito temos a imagem divulgada, abaixo, amplamente baseada na atual geração Huawei P30. Veja-se, por exemplo, o papel de parede atual, além do esquema de cor.
Temos ainda a mesma curvatura do ecrã, no seu painel frontal. Contudo, esta publicação atraiu as atenções de outra fonte, também famosa neste meio, o @Ice Universe. Pela sua mão já tivemos várias fugas credíveis e que se viriam a materializar. Ora, ao que tudo indica, Geskin acertou na câmara, mas não no ecrã.
https://twitter.com/BenGeskin/status/1146875306466271235
Foi em jeito de resposta a este mesmo tweet que o responsável pelo perfil de Twitter @UniverseIce, afirmou que o Huawei Mate 30 Pro não terá um ecrã perfurado. Em vez disso, o smartphone manterá um pequeno notch, possivelmente em forma de gota de água e no topo do mesmo.
Mate30 Pro does not have Hole, is a small Notch
— Ice universe (@UniverseIce) July 4, 2019
Caso estas informações se confirmem, teremos então um novo smartphone Android de grandes dimensões e com um módulo circular. Já o seu painel frontal deverá manter-se idêntico ao da geração anterior, também com um notch, reduzido, no topo do mesmo, com o destaque a ser colocado na sua traseira.
As primeiras imagens reais?
Em seguida podemos ver aquilo que é descrito como o painel frontal do Huawei P30 Pro (à esquerda) e o do Huawei Mate 30 Pro (à direita). Temos dois painéis de vidro com arestas ligeiramente curvas e margens extremamente reduzidas. No entanto, o da direita parece um pouco mais largo, mas não muito.
A imagem, a circular na Weibo, conta com a parte superior alterada. Torna-se assim impossível discernir a presença, ou não, de algum tipo de notch ou orifício para a câmara frontal. Estamos perante dois tamanhos idênticos, apesar de existir uma pequena diferença na espessura das margens apresentadas.
É cedo demais para tirarmos conclusões
Esta adulteração da imagem levanta dúvidas quanto à sua autenticidade, uma vez que acaba por deturpar o intuito da partilha. Ainda que seja dito que o painel de vidro pertence a X equipamento, não há qualquer forma de o confirmar, ou desmentir. Para já, temos apenas o testemunho de várias fontes apontando para as imagens.
I made it based on this pic.twitter.com/YzXSL6I2aa
— Ben Geskin (@BenGeskin) July 5, 2019
Acima temos ainda outra partilha de Ben Geskin, neste caso uma capa de proteção. Aí vemos claramente o recorte circular para o suposto módulo fotográfico, além da nomenclatura. De acordo com o mesmo, estamos aqui na presença de uma capa rígida de proteção que será fornecida na caixa do smartphone Android.
Vale ainda referir que foi a partir daqui que o mesmo elaborou o seu render, retratando já esta nova configuração. Numa outra tónica, temos também rumores que sugerem a utilização de um novo processador no Huawei Mate 30 Pro, neste caso o Kirin 985, de 7 nm, além do modem Balong 5000, preparado para o 5G.