Pplware

Mate 10 Pro: O “telefone inteligente” para arrasar a concorrência

A Huawei tem conseguido crescer de forma única, muito graças aos excelentes equipamentos que coloca no mercado, principalmente nas suas linhas premium, que conseguem competir com o que qualquer concorrente de topo apresenta.

Hoje, ao início da tarde, deu a conhecer mais uma proposta que há vários meses andava a criar curiosidade a todos. Os rumores foram agora confirmados e sim, o Huawei Mate 10 Pro é um smartphone que vem mudar o mercado. O Pplware já tem o Huawei Mate 10 Pro e vai agora mostrar-lhe as primeiras impressões desta excelente máquina.


A Huawei, para o mercado nacional, resolveu apostar naquele que é o flagship dos três modelos apresentados, o Mate 10 Pro. A decisão pode parecer arriscada, mas o mercado é que fica a ganhar.

 

Vídeo de unboxing e hands-on

 

O foco do Mate 10 Pro está na inteligência artificial

Desde o início, quando apresentou o seu novo processador Kirin 970, que a Huawei mostrou que o caminho a seguir, ainda sem qualquer concorrência real nesta área, é a da Inteligência Artificial.

Se tudo estava ainda em teoria, sem qualquer aplicação prática, isso termina com a chegada do Huawei Mate 10 Pro, que faz uso de toda esta inteligência adicional, tornando-se assim a gestora do smartphone e elevando-o ainda mais.

A Inteligência Artificial vai estar em todo o lado no Mate 10 Pro, muitas vezes sem o utilizador dar por isso, gerindo recursos, identificando objetos ou simplesmente ajudando na hora de tirar uma fotografia.

Este é, sem qualquer dúvida, um dos maiores argumentos do Mate 10 Pro e onde a concorrência ainda não está perto. O smartphone aprende com o utilizador e o NPU do Kirin 970 ajuda no momento de tomar as decisões para garantir que os recursos estão disponíveis e para prever as ações do utilizador.

 

O processador Kirin 970 e restante hardware de topo

O Kirin 970 é um processador que promete revolucionar o mercado. Não é apenas porque tem o primeiro NPU dedicado, para ajudar nas decisões e no processamento, mas porque promete ser mais rápido que o processador anterior e por ter uma menor superfície, fruto do processo de fabrico de 10nm. Isto resulta numa melhor gestão de energia.

Também a presença de uma nova GPU, mais eficiente e mais capaz, vai dar aos utilizadores uma experiência de utilização melhor, nomeadamente no campo dos jogos.

Claro que há a grande novidade, o NPU, que garante que todo o processamento adicional requerido pela IA vai ser satisfeito, sem recorrer ao CPU. É no NPU que todas as complexas operações vão estar.

Há que referir que a Huawei, à semelhança das restates marcas de topo, resolveu no Mate 10 Pro eliminar a porta de áudio analógica. O conhecido jack de 3,5mm dá agora lugar à porta USB-C, o que garante uma melhor qualidade sonora. Incluído na caixa do Mate 10 Pro estão uns phones com essa nova ficha e um adaptador para poderem usar os headphones mais antigos.

Uma novidade, que por agora é ainda exclusivo do Mate 10 Pro, é a presença já do Android Oreo. A Huawei optou por trazer para o seu smartphone de topo a mais recente versão deste sistema operativo, mas dentro de uma nova versão da EMUI, a 8. Segundo a marca, o salto na numeração pretende acertar a sua interface com a versão do Android.

Outro elemento diferenciador, e que vai ser extremamente útil a todos, é o suporte para 2 cartões SIM, mas aqui com a diferença do suporte para 4G nos 2 cartões, algo que até aqui não era possível.

Há a registar a perda do suporte para cartões de memória, mas que ficam rapidamente supridos pelos generosos 128GB de armazenamento interno. Passamos a contar também com uma Cloud da Huawei, que dará ainda mais espaço de armazenamento para os utilizadores.

Especificações do Mate 10 Pro

Ecrã

  • 6” Huawei FullView
  • 18:9 OLED HDR10
  • 2160×1080 pixéis 402PPI

Processador

  • Kirin 970 Octa-Core
  • Co-processador i7
  • GPU Mali G72 MP12
  • NPU

Memória

  • 6GB RAM
  • 128GB armazenamento

Sistema operativo

  • Android Oreo
  • EMUI 8.0

Dimensões

  • Tamanho: 154,2 mm x 74,5 mm x 7,9 mm
  • Peso: 179g

Câmara

  • Frontal: 8MP, f2.0
  • Traseira
    • 20MP Monocromática + 12MP RGB com OIS
    • f/1.6 + f/1.6
    • Flash com led duplo
    • Zoom híbrido 2x
    • Gravação de vídeo 4K
    • Lentes SUMMILUX-H

Conectividade

  • Dual SIM 4G
  • Wi-Fi (2,4 e 5GHz, 802.11a/b/g/n/ac)
  • Bluetooth 4.2 com BLE
  • Porta USB-C
  • DisplayPort 1.2

Cores

  • Titanium Gray e Mocha Brown

De referir ainda é a presença de 6GB de RAM, mais um salto que a marca dá em relação à concorrência, e que vão ajudar a manter o Huawei Mate 10 Pro sempre rápido e responsivo, aqui também com a ajuda da inteligência artificial, que vai ajudar a gerir os recursos.

Por fim, e esta é uma das características mais inovadores para algumas franjas do mercado, é a presença do Smart Screen. Na prática é a possibilidade de termos um computador pessoal no nosso smartphone. Basta ligar um cabo HDMI de um monitor e estamos com o nosso PC ligado. Isto sem a necessidade de qualquer doca ou acessório adicional. Como o Mate 10 Pro suporta várias ligações Bluetooth simultâneas, temos também o problema do rato e do teclado resolvido.

 

A bateria tem uma ajuda da inteligência artificial

É na bateria que o Mate 10 Pro tem outro argumento de peso. Com 4000mHA, promete mais do que um dia de autonomia e mesmo para os utilizadores mais exigentes.

Claro que há também uma participação do próprio sistema operativo e da inteligência artificial neste processo, garantindo uma gestão de energia e uma otimização dos consumos a todo o momento.

Tal como já acontece no Huawei P10, a marca resolveu dotar o Mate 10 Pro com a sua solução de carregamento rápido, garantindo que em 30 minutos consegue dar mais de 50% de carga à bateria e que em apenas 55 minutos a bateria está carregada.

A preocupação com a segurança dos utilizadores neste campo foi também tida em conta e isso vê-se na certificação TUV que o Mate 10 Pro traz consigo.

 

A fotografia volta a surpreender e a evoluir

É indiscutível a qualidade da fotografia nos smartphones da Huawei. A sua parceria com a Leica tem garantido isso nos últimos modelos e é inegável que esta é uma aposta ganha.

Com o Mate 10 Pro, a fasquia volta a ser elevada e isso só é benéfico para os utilizadores. As câmaras deste novo smartphone evoluíram e isso está patente, ainda que de forma quase discreta.

A presença da inteligência artificial permite agora reconhecer objetos e assim adaptar as definições da câmara para as mais adequadas, garantindo fotografias ainda melhores.

A dupla lente continua a estar presente, com diferenciação de cor e branco e preto, cada uma delas assumindo a sua função. As lentes SUMMILUX-H são de, respetivamente, 12MP e 20MP. Na frente encontramos uma lente de 8MP.

Há a destacar a rapidez com que o Mate 10 Pro fotografa, batendo qualquer smartphone anterior. O reconhecimento de objetos e de cenários e a respetiva adaptação das configurações vai ser uma das suas melhores características, libertando o utilizador deste passo.

Uma linha que inova mantendo a tradição com o passado

Nas linhas do novo Mate 10 Pro nota-se que a Huawei procurou manter a sua identidade Mate, mas ao mesmo tempo quis evoluir e garantir que os utilizadores têm agora um smartphone com design refrescado e moderno.

Seguindo o que é agora a tendência do mercado, o Mate 10 Pro eliminou de forma quase total as bordas e apresenta um ecrã de 6 polegadas, que está praticamente a ocupar toda a área frontal.

Para além desta parte frontal, temos na traseira a presença de um painel de vidro, que agora conta com um novo acabamento, que lhe proporciona uma imagem muito mais apelativa. A disposição dos botões segue o que a Huawei já tinha presente nas propostas anteriores.

Por fim, e para o nosso mercado, a Huawei apostou em duas cores, o Titanium Gray e o Mocha Brown.

 

Conclusão

Vai ser muito difícil resistir ao Mate 10 Pro e que a tudo o que a Huawei colocou dentro dele. É provavelmente o smartphone que vai arrasar a concorrência, juntando especificações de topo, a mais recente inovação que a inteligência artificial traz e linhas que o tornam um objeto único.

Um fator que será de peso é sem qualquer dúvida o preço. A Huawei terá o Mate 10 Pro à venda a um preço abaixo do que a concorrência pede. O preço do Mate 10 Pro será de 879,90€. A pré-venda será iniciada a 22 outubro e o chega aos consumidores no dia 23 novembro.

Exit mobile version